Page 14 - Diretrizes para Educação Infantil
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O espírito de família dá a tonalidade da comunidade educativa, pois “o grande
desejo e legado de Marcelino Champagnat é que nos relacionemos uns com os
outros e com as crianças e os jovens a nós confiados, como membros de uma
família que se ama” (MEM, Nº 107). Tal espírito faz do cotidiano escolar um lugar
de “construção de relações interpessoais, de confiança recíproca, de perdão, de
diálogo, de alteridade e de corresponsabilidade”. (UMBRASIL, 2010, p. 44)
Inspirados no exemplo de Marcelino Champagnat cultiva-se o amor ao trabalho
como um valor, um bem para formação do ser humano. Seu exemplo de força,
energia e dedicação à missão motiva a comunidade educativa a manter-se
empenhada em desenvolver e concretizar projetos, tendo como foco a educação
de crianças, adolescentes e jovens.
Por sua vez, o jeito de Maria inspira uma prática educativa que tem na figura
de Maria o grande exemplo de mãe e educadora. “A partir do testemunho dela,
praticamos um estilo de educação que manifesta simplicidade, amor, cuidado e
respeito ao educando”. (UMBRASIL, 2010, p. 45)
Considerar esses valores nas ações pedagógicas e pastorais no cotidiano da
Educação Infantil afirma o compromisso com o processo de desenvolvimento
de aprendizagens e de formação integral do estudante, em um contexto em que
é possível se expressar a partir do seu lugar de criança, que brinca como forma
de compreender o mundo à sua volta, que participa fazendo ecoar a sua voz, que
explora a fim de desvendar aquilo que está encoberto, que convive com os outros
para que também possa se conhecer.
1.2. Concepções de ensino e aprendizagem
Ensino e aprendizagem são conceitos que correspondem a um complexo sistema
de interações, no qual novos conhecimentos são construídos gerando desenvol-
vimento e mudança de comportamento naquele que aprende. Ao longo da história,
1
a complexidade desse processo foi objeto de análise de vários estudiosos , na
tentativa de compreender esta relação que se coloca como tema central para o
entendimento da educação.
Aprender significa estar aberto para relacionar-se e interagir com o mundo à
sua volta, produzindo “saberes, artefatos, fazeres e identidades e se fundamenta
numa visão de pessoa como sujeito ativo em complexas interações, interesses,
contextos sociais e culturais e experiências de vida” (UMBRASIL, 2010, p.57).
Transcende a relação de emissor e receptor de conhecimento atribuídas ao
professor e ao estudante, dando lugar a oportunidades de experiências e vivências
que promovem novas aprendizagens.
1 Dentre eles podemos citar Piaget, Vigotski, Dewey, e outros.
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