Page 95 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Limitado: apoio consistente, nos momentos necessários, mas por perí-
                       odo limitado de tempo, embora não intermitente.
                    •   Contínuo: apoio aplicado com regularidade (por exemplo, diário, se-
                       manal etc.) em pelo menos alguns ambientes (escola, trabalho, lar),
                       sem limitações quanto ao tempo.
                    •   Pervasivo: apoio constante, de alta intensidade, nos diversos ambien-
                       tes, potencialmente durante o ciclo de vida. Envolve uma equipe maior
                       de pessoas administrando os apoios.
                    Vários fatores são considerados na definição dos apoios, incluindo: tempo
                    de duração (período de tempo em que os apoios são necessários); frequência
                    com que são utilizados; ambientes em que são necessários; recursos deman-
                    dados; e níveis de envolvimento dos apoios na vida da pessoa.
                    Adequada avaliação da intensidade dos apoios necessários define os pro-
                    cedimentos para sua planificação, visando ao impacto para o estudante:
                    independência; relacionamento; cooperação; participação escolar e comu-
                    nitária; bem-estar pessoal e outros. Nessa perspectiva, os apoios são passíveis
                    de capacitar a pessoa a ter acesso a informações; firmar relacionamentos em
                    ambientes diversos; integrar-se de modo crescente; e melhorar seu desenvol-
                    vimento pessoal. A escolarização tem significativo papel nessas aquisições.
                    12.3.2  Abordagem histórico-cultural
                    A vertente histórico-cultural foi desenvolvida nos estudos defectológicos de
                    Lev Vigotski e enfatiza o papel constitutivo da cultura no desenvolvimento
                    humano, do mesmo modo que considera a influência do ser humano na
                    constituição da cultura (VIGOTSKI, 1995). Esse autor explica a deficiência
                    intelectual como resultado das respostas sociais às limitações da pessoa. A de-
                    ficiência é vista como condição social culturalmente provocada, mesmo na
                    presença de componente orgânico. É representada por limitações no desen-
                    volvimento cultural da pessoa e pelas dificuldades na interiorização da lin-
                    guagem, com prejuízo para a formação das funções psicológicas superiores.
                    Nessa concepção, Vigotski (1995) enfatizou a importância da educação
                    social da criança com deficiência, de modo a favorecer a compensação de
                    suas dificuldades. Trata-se de um processo natural do ser humano que
                    funciona como constituinte de seu desenvolvimento e de seu comporta-
                    mento. Nesse sentido, cabe à escola contribuir para a compensação social,
                    uma vez que nem sempre é possível compensar o problema orgânico do




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