Page 93 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.3.1  Abordagem socioambiental
                    Segundo a orientação socioambiental, a deficiência intelectual caracteriza-
                    -se por limitações funcionais significativas no desenvolvimento intelectual
                    e adaptativo com início na infância e prolongando-se ao longo da vida. Um
                    modelo pautado pela vertente socioambiental é apresentado pela American
                    Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2010)
                    , que passa a ser designada a seguir como AAIDD. A deficiência intelectual
                    é caracterizada como uma condição que tem início antes dos 18 anos de ida-
                    de, manifestando-se por limitações significativas nas habilidades intelectu-
                    ais e no comportamento adaptativo (domínios conceitual, social e prático).
                    A AAIDD estabelece critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual,
                    baseando-se em um modelo funcional e multidimensional de funciona-
                    mento humano, como se verifica na Figura 2.


                    Figura 2. Modelo de funcionamento humano



























                    Fonte: AAIDD (2010, p. 14).








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