Page 93 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.3.1 Abordagem socioambiental
Segundo a orientação socioambiental, a deficiência intelectual caracteriza-
-se por limitações funcionais significativas no desenvolvimento intelectual
e adaptativo com início na infância e prolongando-se ao longo da vida. Um
modelo pautado pela vertente socioambiental é apresentado pela American
Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2010)
, que passa a ser designada a seguir como AAIDD. A deficiência intelectual
é caracterizada como uma condição que tem início antes dos 18 anos de ida-
de, manifestando-se por limitações significativas nas habilidades intelectu-
ais e no comportamento adaptativo (domínios conceitual, social e prático).
A AAIDD estabelece critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual,
baseando-se em um modelo funcional e multidimensional de funciona-
mento humano, como se verifica na Figura 2.
Figura 2. Modelo de funcionamento humano
Fonte: AAIDD (2010, p. 14).
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