Page 92 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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mum. Os professores especializados de Língua Portuguesa precisam
articular-se com os regentes, para que o estudante possa avançar no
desenvolvimento do currículo em sala de aula, em particular na com-
preensão de conceitos. Para isso, o AEE para o ensino da Língua Por-
tuguesa é preparado com a participação articulada dos professores de
Libras e de sala comum.
• O atendimento educacional especializado em Libras: esse atendimen-
to apoia a aprendizagem dos conteúdos curriculares estudados na sala
de aula comum. Desse modo, o planejamento também requer a par-
ticipação dos professores regentes e do professor especializado para o
ensino da Língua Portuguesa como segunda língua.
O conjunto desses suportes especializados para o estudante com surdez não
substitui o professor regente ou a riqueza da participação e aprendizagem
na sala de aula, em ambientes que estimulem e desafiem o pensamento e as
capacidades desse estudante. É necessário, entretanto, que haja articulação
entre professores regentes e de AEE para que a educação desse estudante
ocorra efetivamente.
12.2.5 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com surdez
Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo – AADA:
http://www.aadasjc.org/.
Associação dos deficientes auditivos visuais e deficientes auditivos:
http://www.adavida.org.br/.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis:
http://feneis.org.br/sobre/.
Filme: Filhos do silêncio.
12.3 Classe inclusiva e estudantes com deficiência
intelectual (DI)
Deficiência intelectual é uma condição complexa que envolve uma ou mais
das seguintes dimensões: biomédica, comportamental, social e educacional
(FIORAVANTE et al., 2016). É uma condição explicada por orientações
teóricas diferentes, sendo que neste trabalho apenas três concepções são
focalizadas: socioambiental, biomédica e histórico-cultural.
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