Page 92 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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mum. Os professores especializados de Língua Portuguesa precisam
              articular-se com os regentes, para que o estudante possa avançar no
              desenvolvimento do currículo em sala de aula, em particular na com-
              preensão de conceitos. Para isso, o AEE para o ensino da Língua Por-
              tuguesa é preparado com a participação articulada dos professores de
              Libras e de sala comum.
          •   O atendimento educacional especializado em Libras: esse atendimen-
              to apoia a aprendizagem dos conteúdos curriculares estudados na sala
              de aula comum. Desse modo, o planejamento também requer a par-
              ticipação dos professores regentes e do professor especializado para o
              ensino da Língua Portuguesa como segunda língua.
          O conjunto desses suportes especializados para o estudante com surdez não
          substitui o professor regente ou a riqueza da participação e aprendizagem
          na sala de aula, em ambientes que estimulem e desafiem o pensamento e as
          capacidades desse estudante. É necessário, entretanto, que haja articulação
          entre professores regentes e de AEE para que a educação desse estudante
          ocorra efetivamente.
          12.2.5   Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com surdez
          Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo – AADA:
          http://www.aadasjc.org/.
          Associação dos deficientes auditivos visuais e deficientes auditivos:
          http://www.adavida.org.br/.

          Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis:
          http://feneis.org.br/sobre/.
          Filme: Filhos do silêncio.

          12.3  Classe inclusiva e estudantes com deficiência
          intelectual (DI)
          Deficiência intelectual é uma condição complexa que envolve uma ou mais
          das seguintes dimensões: biomédica, comportamental, social e educacional
          (FIORAVANTE et al., 2016). É uma condição explicada por orientações
          teóricas diferentes, sendo que neste trabalho apenas três concepções são
          focalizadas: socioambiental, biomédica e histórico-cultural.




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