Page 91 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Além do intérprete/tradutor de Libras-Língua Portuguesa, é possível que
os professores regentes recebam na escola professores especializados que
apoiam esses estudantes no turno contrário ao das aulas. Muitas famílias de
estudantes com surdez buscam recursos especializados na comunidade, em
especial no Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Aten-
dimento às Pessoas com Surdez (CAS), serviço implantado nas unidades
federadas em parceria com o Ministério da Educação no início dos anos
2000. Para uma educação inclusiva sustentada, acessibilidade curricular
e apoio ao processo de ensino-aprendizagem, a articulação entre serviços
faz-se essencial.
Damázio e Ferreira (2010) reconhecem a pessoa com surdez como consti-
tuída de muitas linguagens. Defendem uma educação que estimule e de-
senvolva os processos perceptivos, linguísticos, cognitivos e socioculturais
dos estudantes com surdez, em ambientes que reconheçam seu potencial
humano e de aprendizagem, garantindo-lhes acesso aos saberes, entre eles,
a leitura e a escrita em outras línguas, bem como a aprendizagem da fala, se
assim desejar. Afirmam as práticas pedagógicas como indutoras de aprendi-
zagem, desenvolvimento, interação e participação social.
12.2.4 Atendimento educacional especializado (AEE)
Como preconiza a legislação em vigor e a política nacional de educação bra-
sileira, no turno contrário ao das aulas, em espaços especializados oferecidos
na comunidade, os estudantes com surdez recebem o atendimento educa-
cional especializado (AEE) ministrado por professores qualificados em salas
de apoios multifuncionais nas escolas públicas. Alternativamente, o AEE
pode ser oferecido em centros de atendimento educacional especializado
em organizações não governamentais sem fins lucrativos, escolas comunitá-
rias ou confessionais conveniadas com o Poder Público. Nesses espaços, os
atendimentos são ministrados por professores especializados.
• Ensino de Libras.
• Língua Portuguesa na modalidade oral: destina-se aos estudantes que
fizerem essa opção. Nesse atendimento são exploradas pistas fonéticas
para a fala e a leitura labial, sendo que o canal de comunicação especí-
fico é a Língua Portuguesa (leitura e escrita de palavras, frases e textos),
com apoio de atividades e recursos que facilitam a representação de
conceitos abstratos. Recursos visuais apoiam a aquisição da Língua
Portuguesa, cujo aprendizado é valioso para o estudante na classe co-
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