Page 94 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Observam-se na Figura 2 as cinco dimensões envolvidas no funcionamento
          da pessoa, implicadas no conceito de deficiência intelectual: habilidades in-
          telectuais, comportamento adaptativo, saúde, participação e contexto, sendo
          essas dimensões significativamente influenciadas pelos sistemas de apoio. O
          que ocorre é que as duas primeiras dimensões são básicas para a determinação
          do diagnóstico, uma vez que a avaliação tanto das habilidades intelectuais
          quanto do comportamento adaptativo demonstra limitações significativas
          nessas áreas do desenvolvimento pessoal. A limitação significativa no fun-
          cionamento pode representar desvantagens para a pessoa em situação de
          deficiência na sociedade. Demonstra que a inteligência continua sendo um
          elemento relevante para o diagnóstico, apesar de não ser o único critério a
          defini-lo. Nesse sentido, a deficiência intelectual (DI), por um longo período,
          foi definida com base exclusivamente em testes quantitativos da inteligência.
          Essa abordagem pauta-se pelo funcionamento da pessoa dentro do contexto
          comunitário em que vive, levando em conta a diversidade cultural e as
          diferenças na comunicação e no comportamento em relação aos pares e à
          cultura. Alguns pressupostos, apresentados a seguir, são considerados nessa
          perspectiva.
          •   A identificação de limitações tem como objetivo promover os apoios
              necessários ao estudante, buscando-se evitar rotulagem e exclusão.
          •   Com apoios individuais adequados e pelo tempo necessário, a funcio-
              nalidade da pessoa evidencia melhora na aprendizagem, no desenvol-
              vimento e na participação social.
          •   A despeito de dificuldades, todas as pessoas aprendem por toda a vida,
              sendo capazes de obter êxito em suas realizações, participar na comuni-
              dade com sucesso e contribuir para o bem comum.

          •   Mediante um currículo acessível e com apoios individuais, o estudante
              com deficiência intelectual pode alcançar bons resultados escolares.
          A AAIDD deixou de usar classificações para a pessoa em situação de defici-
          ência desde seu manual publicado em 1992, passando a adotar a classifica-
          ção dos sistemas de apoio. Desde então, a seguinte classificação é proposta
          (AAMR, 1992).
          •   Intermitente: apoio episódico, baseado em necessidades específicas e
              oferecido em certos momentos, em tempo limitado, particularmente
              em momentos de transição no ciclo de vida da pessoa.




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