Page 87 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 87
cas de letras na fala), devido à dificuldade de perceber e discriminar os
sons. Na presença de muito ruído ambiental, essa percepção torna-
-se ainda mais difícil. Como resultado, podem surgir dificuldades na
aprendizagem da leitura e da escrita. Ampliam-se as necessidades de
apoio ao estudante, de modo a favorecer o acesso ao currículo.
• A surdez severa dificulta a aquisição espontânea da fala e da linguagem,
o que pode ser possibilitado por meio do uso da prótese auditiva e de
atendimento especializado.
• Na surdez profunda, o estudante só adquire linguagem oral median-
te intervenção especializada, mesmo com uso de prótese auditiva. O
acompanhamento especializado é indispensável e pode ser buscado
nos recursos da comunidade, de modo a suprir suas necessidades es-
peciais.
12.2.2 Gestão do currículo na classe inclusiva
Algumas medidas e estratégias, elencadas a seguir, podem ser adotadas pelos
professores em sala de aula para apoiar e dar acessibilidade à aprendizagem
e ao currículo para todos os estudantes, inclusive aqueles com surdez (BRA-
SIL, 2002a).
• Possibilitar aos estudantes sentar-se à frente e próximo ao professor é
uma forma de apoio importante.
• Verificar se o estudante entendeu as informações, falando de frente
para ele.
• Utilizar informações escritas e ilustrações para apoiar a compreensão
de textos escritos e relatos verbais.
• Estimular o desenvolvimento da imaginação frente aos conhecimentos
novos e já adquiridos.
• Promover situações de comunicação e troca de ideias com o uso de
diversas linguagens.
• Utilizar apoios verbais e não verbais para a comunicação.
87