Page 87 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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cas de letras na fala), devido à dificuldade de perceber e discriminar os
                       sons. Na presença de muito ruído ambiental, essa percepção torna-
                       -se ainda mais difícil. Como resultado, podem surgir dificuldades na
                       aprendizagem da leitura e da escrita. Ampliam-se as necessidades de
                       apoio ao estudante, de modo a favorecer o acesso ao currículo.
                    •   A surdez severa dificulta a aquisição espontânea da fala e da linguagem,
                       o que pode ser possibilitado por meio do uso da prótese auditiva e de
                       atendimento especializado.

                    •   Na surdez profunda, o estudante só adquire linguagem oral median-
                       te intervenção especializada, mesmo com uso de prótese auditiva. O
                       acompanhamento especializado é indispensável e pode ser buscado
                       nos recursos da comunidade, de modo a suprir suas necessidades es-
                       peciais.


                    12.2.2  Gestão do currículo na classe inclusiva
                    Algumas medidas e estratégias, elencadas a seguir, podem ser adotadas pelos
                    professores em sala de aula para apoiar e dar acessibilidade à aprendizagem
                    e ao currículo para todos os estudantes, inclusive aqueles com surdez (BRA-
                    SIL, 2002a).


                    •   Possibilitar aos estudantes sentar-se à frente e próximo ao professor é
                       uma forma de apoio importante.

                    •   Verificar se o estudante entendeu as informações, falando de frente
                       para ele.
                    •   Utilizar informações escritas e ilustrações para apoiar a compreensão
                       de textos escritos e relatos verbais.
                    •   Estimular o desenvolvimento da imaginação frente aos conhecimentos
                       novos e já adquiridos.
                    •   Promover situações de comunicação e troca de ideias com o uso de
                       diversas linguagens.

                    •   Utilizar apoios verbais e não verbais para a comunicação.






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