Page 85 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Filme: Além dos meus olhos. Título original: Eye on the Sparrow. Dire-
ção: John Korty. Drama. EUA, 1987. Duração: 94 min.
Filme: Perfume de mulher. Título original: Scent of a Woman. Direção:
Martin Brest. Drama. EUA: 1992. Duração: 156 min.
12.2 Classe inclusiva e estudantes com deficiência auditiva
(DA)
Uma pessoa é considerada surda ou com deficiência auditiva quando tem
diminuída sua capacidade de audição. A surdez pode ser congênita ou ad-
quirida em algum momento da vida. O aparecimento da surdez pode ocor-
rer antes ou depois da aprendizagem da fala. Esse momento tem impacto
significativo na aprendizagem e na escolarização, bem como na qualidade
das relações com o meio, possibilitadas pelo uso da linguagem oral. Quanto
mais precoce a surdez e maior o grau de perda auditiva, maiores serão as di-
ficuldades para o aprendizado escolar, em particular da língua portuguesa.
No contexto da aprendizagem, cabe mencionar que a surdez não impacta o
potencial cognitivo da pessoa, mas pode comprometer seu desenvolvimen-
to na aquisição da linguagem quando não há acompanhamento adequado.
Segundo Sá:
[...] a surdez, analisada exclusivamente do ponto de vista do desenvolvi-
mento físico, não é uma deficiência grave, mas a ausência da linguagem,
além de criar dificuldades no relacionamento pessoal, acaba por impe-
dir todo o desenvolvimento psicossocial do indivíduo (1999, p. 47.
É fundamental que os estudantes com deficiência auditiva sejam estimu-
lados adequadamente, valorizando seu potencial cognitivo, socioafetivo,
linguístico e político-cultural de modo que não venha a ter consideráveis
perdas no desenvolvimento da aprendizagem. A linguagem, verbal ou não
verbal, relaciona-se ao pensamento e permite a comunicação e o desenvol-
vimento humano. As perdas auditivas em qualquer grau dificultam a aqui-
sição da linguagem, mas não impedem o desenvolvimento do estudante
em todos os sentidos. Sendo assim, alternativas precisam ser buscadas para
capacitá-lo à comunicação e ao desenvolvimento integral, inclusive de seu
potencial linguístico (BRASIL, 2002a).
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