Page 85 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Filme: Além dos meus olhos. Título original: Eye on the Sparrow. Dire-
                    ção:  John Korty. Drama. EUA, 1987. Duração: 94 min.
                    Filme: Perfume de mulher. Título original: Scent of a Woman. Direção:
                    Martin Brest. Drama. EUA: 1992. Duração: 156 min.

                    12.2  Classe inclusiva e estudantes com deficiência auditiva
                    (DA)
                    Uma pessoa é considerada surda ou com deficiência auditiva quando tem
                    diminuída sua capacidade de audição. A surdez pode ser congênita ou ad-
                    quirida em algum momento da vida. O aparecimento da surdez pode ocor-
                    rer antes ou depois da aprendizagem da fala. Esse momento tem impacto
                    significativo na aprendizagem e na escolarização, bem como na qualidade
                    das relações com o meio, possibilitadas pelo uso da linguagem oral. Quanto
                    mais precoce a surdez e maior o grau de perda auditiva, maiores serão as di-
                    ficuldades para o aprendizado escolar, em particular da língua portuguesa.

                    No contexto da aprendizagem, cabe mencionar que a surdez não impacta o
                    potencial cognitivo da pessoa, mas pode comprometer seu desenvolvimen-
                    to na aquisição da linguagem quando não há acompanhamento adequado.
                    Segundo Sá:
                       [...] a surdez, analisada exclusivamente do ponto de vista do desenvolvi-
                       mento físico, não é uma deficiência grave, mas a ausência da linguagem,
                       além de criar dificuldades no relacionamento pessoal, acaba por impe-
                       dir todo o desenvolvimento psicossocial do indivíduo (1999, p. 47.
                    É fundamental que os estudantes com deficiência auditiva sejam estimu-
                    lados adequadamente, valorizando seu potencial cognitivo, socioafetivo,
                    linguístico e político-cultural de modo que não venha a ter consideráveis
                    perdas no desenvolvimento da aprendizagem. A linguagem, verbal ou não
                    verbal, relaciona-se ao pensamento e permite a comunicação e o desenvol-
                    vimento humano. As perdas auditivas em qualquer grau dificultam a aqui-
                    sição da linguagem, mas não impedem o desenvolvimento do estudante
                    em todos os sentidos. Sendo assim, alternativas precisam ser buscadas para
                    capacitá-lo à comunicação e ao desenvolvimento integral, inclusive de seu
                    potencial linguístico (BRASIL, 2002a).








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