Page 80 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Descrever esquemas, símbolos e diagramas apresentados nos diversos
componentes curriculares.
• Adaptar desenhos, gráficos e ilustrações em relevo.
• Priorizar a conversação no ensino de língua estrangeira e explicar os
recursos didáticos.
• Variar os meios de coletas de dados e informações em experimentos de
ciências e biologia para dar acessibilidade ao estudante.
• Adaptar atividades de educação física com o uso de barras, cordas,
bolas com guiso etc.
• Estimular o estudante a participar das atividades e do convívio, de
modo a evitar comportamento alheio e passivo.
• Incentivar a exploração, observação e experimentação ambiental e nas
atividades escolares.
• Explorar os ambientes da escola para familiarização, bem como a dis-
posição de mobiliários na sala e em outros espaços de trajeto da turma.
• Deixar abertas ou completamente fechadas portas e janelas, para evitar
contusões.
• Avisar o estudante sobre mudanças no ambiente cotidiano e marcar
pontos de referência para sua orientação e mobilidade.
• Aprender com o estudante e sua família como apoiá-lo e entrosá-lo
com os membros da comunidade escolar.
• Adaptar o tempo, as atividades, os materiais e os instrumentos de ava-
liação.
• Apoiar o estudante para utilizar equipamentos especiais de que dispo-
nha. Grande parte dos materiais não precisam de adequação, pois o
estudante pode apreendê-los pelo tato.
• Produzir materiais digitais e em áudio, para oferecer acessibilidade aos
estudantes, bem como permitir que ele use gravadores nas aulas.
• Enriquecer o desenvolvimento da linguagem oral, com vistas ao apren-
dizado da língua portuguesa por meio de: dramatizações, relatos, des-
crições, histórias, manifestações de opiniões etc. (ARANHA, 2005).
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