Page 78 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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à comunicação e à informação — entre outros — por parte do estudante,
destacando-se o papel das mediações sociais para estimulá-lo à participação
e favorecer o aprendizado. O estudante precisa, portanto, de condições
favoráveis para explorar e ampliar seu referencial perceptivo.
É importante que a comunidade escolar saiba que os estudantes com defici-
ência visual se assemelham aos demais colegas nos aspectos biológicos e psi-
cológicos, conquanto suas diferenças e singularidades sensoriais precisem
ser reconhecidas e levadas em consideração. Seu potencial de aprendizagem
e desenvolvimento é igual, muitas vezes prejudicado por barreiras ambien-
tais (DOMINGUES, 2010).
12.1.1 Categorização da deficiência visual e gestão do
currículo na classe inclusiva
A acuidade visual serve de instrumento classificatório para pessoas cegas ou
com baixa visão, podendo-se considerar duas categorias: cegueira e baixa
visão. Em ambos os casos, limitam-se a percepção do ambiente, as expe-
riências e o acesso às informações, bem como os deslocamentos do estu-
dante nos espaços escolares e no meio circundante. Isso se explica porque
todo processo educacional baseia-se em informações compartilhadas com o
meio, sendo importante o uso das vias sensoriais para construção de saberes
e adequações à vida cotidiana.
Estudantes cegos ou com baixa visão apresentam limitações que podem ser
superadas por meio de processos educacionais que consideram as possibili-
dades de construção do conhecimento, pois a cegueira em si não incapacita
o educando. Ele deve ter acompanhamento e orientações de profissionais
que dispõem não só de recursos técnicos, mas principalmente de funda-
mentação teórica que subsidie a práxis educacional.
É seguramente importante que sejam conhecidos os processos de constru-
ção de conhecimento em condições não visuais e superados os obstáculos à
aprendizagem, à participação e ao desenvolvimento do estudante. Algumas
possibilidades para o estudante com DV, independentemente do nível de
perda visual, ocorrem da atenção por parte da comunidade escolar e das
providências enumeradas abaixo.
• Identificar a melhor forma como o estudante percebe, explora o meio
e se comunica. A partir de então, elaborar ações estratégicas que propi-
ciem a organização do saber mediante os sentidos de que dispõe.
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