Page 74 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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e condições de aprendizagem, além de informações sobre a vida escolar
          em diferentes aspectos e contextos. Envolve aspectos acadêmicos, sociais,
          comportamentais e outros, relevantes para a escolarização dos estudantes.
          Será planejado por componente curricular trimestralmente e revisado quando
          julgar-se necessário, garantindo a avaliação e o acompanhamento contínuo do
          processo de aprendizagem.  Os registros acerca da participação e do acompa-
          nhamento da família, bem como o diálogo com os profissionais que atendem
          o estudante fora do contexto escolar são fundamentais para efetivação e conti-
          nuidade das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar.
          Definidos os objetivos, identificadas as demandas do estudante e decididas
          as estratégias de trabalho, procede-se às intervenções, assim como aos mo-
          dos e aos atores do acompanhamento e avaliação do Plano. Detalhamento
          desses passos seguem especificados.
          11.4  Definição dos objetivos

          Os objetivos são especificados nos diferentes componentes curriculares que
          integram o PEI, em termos de competências e habilidades. São definidos a
          partir de indicadores obtidos nos processos avaliativos e no conhecimento
          das condições do estudante e de suas demandas individuais. Buscam respon-
          der às necessidades de apoio identificadas, com vistas ao desenvolvimento
          das ações pedagógicas planejadas para o estudante a quem se destina o plano.

          11.5  Atividades propostas
          A elaboração do PEI inclui elementos pedagógicos que dizem respeito aos
          conteúdos curriculares, às metodologias, aos procedimentos de ensino, ao
          manejo do processo de ensino-aprendizagem, aos processos avaliativos, en-
          tre outros. Visa a contemplar habilidades e competências curriculares dos
          estudantes, bem como demandas de apoio e mediações necessárias que
          contribuam para o seu êxito escolar. Capacidades e dificuldades, nesse sen-
          tido, são levadas em conta para planejar e organizar um ambiente propício
          às aprendizagens almejadas, tendo em vista o desenvolvimento e a plena
          participação do estudante no contexto escolar. A organização inicial do PEI
          é continuamente revisada e atualizada, de modo a orientar a prática docente
          em sala de aula e articular o currículo comum às atividades especializadas
          desenvolvidas no AEE (CAMPOS; PLETSCH, 2014), realizado em salas
          de recursos multifuncionais, centros de atendimento educacional especiali-
          zado (BRASIL, 2008, 2017b, 2017c) ou congêneres.



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