Page 75 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 75
As atividades são planejadas segundo a perspectiva da diferenciação cur-
ricular adotada pela Rede Marista, que abrange um contínuo de ajustes
e modificações curriculares situados desde a opção de aulas para todos os
estudantes ou aulas inclusivas (FERREIRA; MARTINS, 2007; FIGUEI-
REDO, 2010) até medidas de educação adaptativa, com o uso de adequa-
ções curriculares de pequeno ou grande porte, indicados pela Pedagogia
Diferencial (FERNÁNDEZ, 2005; GARCÍA, 2005; MANJÓN, 1995;
MEC, 1999, 2003).
11.6 Recursos materiais
O PEI inclui procedimentos que levam em conta a plena acessibilidade
dos estudantes ao currículo escolar, tais como a promoção de apoios e a
remoção de barreiras à aprendizagem e à participação dos estudantes nas
diversas atividades e ações desenvolvidas pelo Plano. Além dos recursos
comuns a todos os estudantes, destaca-se o uso da tecnologia assistiva (TA),
um conjunto de recursos e serviços que objetivam proporcionar ou ampliar
habilidades funcionais das pessoas com deficiência, com vistas à sua auto-
nomia, independência e inclusão. Voltam-se para áreas como: linguagem;
comunicação; informação; ensino; mobilidade; vida diária; aspectos postu-
rais; equipamentos e outras.
Muitas vezes produzidos pela própria escola, pelo professor ou adquiridos
por baixo custo, instrumentos ou equipamentos de alta tecnologia têm
elevados custos, o que demanda políticas públicas para sua disponibilidade.
Manzini e Santos (2002) recomendam seu uso adequado e pertinente, para
cumprimento de seus objetivos funcionais.
11.7 O PEI como recurso para o processo de avaliação
O PEI movimenta-se em torno de processos compartilhados e coletivos de
avaliação. Em todos os momentos, desde sua formulação, o instrumento
é revisado, para acompanhar seu desenvolvimento, sua retroalimentação
e atualização, o que se dá continuamente, em prazos fixos ou variáveis, de
acordo com as demandas dos estudantes a quem se destina. Sua periodicida-
de é definida em equipe, como todos os momentos em que o instrumento
está em uso.
A opção institucional pelo uso do PEI justifica-se no compromisso e engaja-
mento da comunidade escolar em relação ao ingresso dos estudantes, à sua
permanência e finalização dos cursos, com êxito, ao longo da carreira aca-
75