Page 75 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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As atividades são planejadas segundo a perspectiva da diferenciação cur-
                    ricular adotada pela Rede Marista, que abrange um contínuo de ajustes
                    e modificações curriculares situados desde a opção de aulas para todos os
                    estudantes ou aulas inclusivas (FERREIRA;  MARTINS,   2007;     FIGUEI-
                    REDO,  2010)  até  medidas  de educação adaptativa, com o uso de adequa-
                    ções curriculares de pequeno ou grande porte, indicados pela Pedagogia
                    Diferencial (FERNÁNDEZ, 2005;  GARCÍA, 2005; MANJÓN, 1995;
                    MEC, 1999, 2003).


                    11.6  Recursos materiais
                    O PEI inclui procedimentos que levam em conta a plena acessibilidade
                    dos estudantes ao currículo escolar, tais como a promoção de apoios e a
                    remoção de barreiras à aprendizagem e à participação dos estudantes nas
                    diversas atividades e ações desenvolvidas pelo Plano. Além dos recursos
                    comuns a todos os estudantes, destaca-se o uso da tecnologia assistiva (TA),
                    um conjunto de recursos e serviços que objetivam proporcionar ou ampliar
                    habilidades funcionais das pessoas com deficiência, com vistas à sua auto-
                    nomia, independência e inclusão. Voltam-se para áreas como: linguagem;
                    comunicação; informação; ensino; mobilidade; vida diária; aspectos postu-
                    rais; equipamentos e outras.

                    Muitas vezes produzidos pela própria escola, pelo professor ou adquiridos
                    por baixo custo, instrumentos ou equipamentos de alta tecnologia têm
                    elevados custos, o que demanda políticas públicas para sua disponibilidade.
                    Manzini e Santos (2002) recomendam seu uso adequado e pertinente, para
                    cumprimento de seus objetivos funcionais.
                    11.7 O PEI como recurso para o processo de avaliação

                    O PEI movimenta-se em torno de processos compartilhados e coletivos de
                    avaliação. Em todos os momentos, desde sua formulação, o instrumento
                    é revisado, para acompanhar seu desenvolvimento, sua retroalimentação
                    e atualização, o que se dá continuamente, em prazos fixos ou variáveis, de
                    acordo com as demandas dos estudantes a quem se destina. Sua periodicida-
                    de é definida em equipe, como todos os momentos em que o instrumento
                    está em uso.
                    A opção institucional pelo uso do PEI justifica-se no compromisso e engaja-
                    mento da comunidade escolar em relação ao ingresso dos estudantes, à sua
                    permanência e finalização dos cursos, com êxito, ao longo da carreira aca-



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