Page 71 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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principal de orientar as ações pedagógicas voltadas aos estudantes com ne-
cessidades educacionais específicas — identificados com altas habilidades/
superdotação ou em situação de deficiência. Trata-se de ferramentas com
estratégias capazes de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento
desses estudantes, sua inclusão social, escolar e laboral futura.
Podem ser citados como exemplos o Planejamento Educacional Especia-
lizado – PEI, desenvolvido por Pletsch (2009), com a referida finalidade,
e o Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado (PDEI), que
Pletsch e Glat (2012) utilizaram como instrumento de pesquisa para análise
de trajetórias escolares de estudantes com deficiência intelectual em escolas
públicas do Rio de Janeiro, oportunidade em que verificaram sua
relevância como subsídio para o planejamento de estratégias peda-
gógicas favoráveis aos processos de aprendizagem e inclusão escolar desse
público estudantil.
A natureza personalizada desses instrumentos não remete a ações plane-
jadas para execução individual. A ideia é contemplar a singularidade dos
estudantes e suas demandas específicas. Desse modo, não se recomenda
isolamento e separação dos demais colegas da turma, mas tais instrumentos
organizam-se para estimular a interação entre pares e o trabalho cooperati-
vo e colaborativo em sala de aula, visando à educação de todos (MARIN;
BRAUN, 2013).
Avila (2015) e Campos (2016) consideram a complexidade desses instru-
mentos, quanto à sua formulação e execução, que requerem:
• conhecimentos aprofundados sobre os estudantes para os quais se des-
tinam;
• revisões e (re)avaliações periódicas e contínuas por parte da equipe de
educadores da escola (professores regentes e especializados, auxiliares,
monitores, gestores);
• participação da família e, quando possível, dos estudantes em questão,
e contribuição de membros da coletividade envolvidos com o caso
(profissionais da saúde, por exemplo).
O presente capítulo tem como foco o Plano Educacional Individualizado
– PEI (Apêndice A), modelo elaborado pela Rede Marista para mediar e
orientar o planejamento e o desenvolvimento curricular de estudantes com
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