Page 68 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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(deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdo-
          tação). Cada caso deverá ser considerado dentro do contexto e grupo de
          necessidade educacional especial que o estudante apresenta. O importante
          é ter clareza de que as atividades para estes estudantes devem ser, sempre que
          possível, semelhantes às dos demais estudantes no que corresponde a crité-
          rios, constando apenas, para casos específicos, adequações de linguagem e
          dos instrumentos.
          O mesmo cuidado deve ser tomado com o local no qual o educando deve-
          rá realizar as avaliações. Educandos que apresentem alguma necessidade
          educacional especial mencionada e/ou precisem de acompanhamento ou
          aqueles que apresentem níveis consideráveis de desatenção ou transtorno
          de ansiedade e respectivas comorbidades poderão realizar as avaliações em
          ambientes que não a sala de aula, quando requerido em cada caso.
          Educandos cegos poderão ter acesso ao conteúdo das provas pela transcri-
          ção em Braille ou mesmo pela leitura do professor que atuará como ledor.
          Educandos com baixa visão podem receber apoio por meio de lupas manu-
          ais ou de mesa, que podem ser suficientes às suas necessidades. Contudo,
          quando necessário, pode-se ampliar o tamanho da fonte das provas para dar
          acessibilidade ao educando. Recomendamos que, para casos mais severos
          de transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, seja realizado
          um acompanhamento pela equipe pedagógica da escola, de forma que os
          critérios de avaliação sejam direcionados aos conhecimentos adquiridos
          pelo educando.

          Por fim, enfatizamos que a avaliação deve ser vista como “uma prática peda-
          gógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento con-
          tínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-
          -aprendizagem” (UMBRASIL, 2010, p. 88). Nesse contexto, as adequações
          avaliativas referem-se à seleção de práticas e instrumentos utilizados para
          avaliar o educando, com base nos objetivos e conteúdos desenvolvidos em
          sala. Todavia, o enfoque precisa ser no potencial do estudante, no que ele foi
          capaz de aprender a partir das ações pedagógicas desenvolvidas para todos.



          10. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
          O atendimento educacional especializado (AEE) é um “serviço da educação
          especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de aces-
          sibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,



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