Page 68 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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(deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdo-
tação). Cada caso deverá ser considerado dentro do contexto e grupo de
necessidade educacional especial que o estudante apresenta. O importante
é ter clareza de que as atividades para estes estudantes devem ser, sempre que
possível, semelhantes às dos demais estudantes no que corresponde a crité-
rios, constando apenas, para casos específicos, adequações de linguagem e
dos instrumentos.
O mesmo cuidado deve ser tomado com o local no qual o educando deve-
rá realizar as avaliações. Educandos que apresentem alguma necessidade
educacional especial mencionada e/ou precisem de acompanhamento ou
aqueles que apresentem níveis consideráveis de desatenção ou transtorno
de ansiedade e respectivas comorbidades poderão realizar as avaliações em
ambientes que não a sala de aula, quando requerido em cada caso.
Educandos cegos poderão ter acesso ao conteúdo das provas pela transcri-
ção em Braille ou mesmo pela leitura do professor que atuará como ledor.
Educandos com baixa visão podem receber apoio por meio de lupas manu-
ais ou de mesa, que podem ser suficientes às suas necessidades. Contudo,
quando necessário, pode-se ampliar o tamanho da fonte das provas para dar
acessibilidade ao educando. Recomendamos que, para casos mais severos
de transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, seja realizado
um acompanhamento pela equipe pedagógica da escola, de forma que os
critérios de avaliação sejam direcionados aos conhecimentos adquiridos
pelo educando.
Por fim, enfatizamos que a avaliação deve ser vista como “uma prática peda-
gógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento con-
tínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-
-aprendizagem” (UMBRASIL, 2010, p. 88). Nesse contexto, as adequações
avaliativas referem-se à seleção de práticas e instrumentos utilizados para
avaliar o educando, com base nos objetivos e conteúdos desenvolvidos em
sala. Todavia, o enfoque precisa ser no potencial do estudante, no que ele foi
capaz de aprender a partir das ações pedagógicas desenvolvidas para todos.
10. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O atendimento educacional especializado (AEE) é um “serviço da educação
especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de aces-
sibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
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