Page 73 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Considerando esses e outros pressupostos proativos, o PEI constitui um
                    instrumento mediador e indutor para a escolarização dos estudantes super-
                    dotados e em situação de deficiência. É relevante para os processos de ensi-
                    no e aprendizagem, de forma contextualizada e alinhada com os objetivos
                    curriculares da turma.

                    11.2  Público-alvo para elaboração do PEI
                    O Plano Educacional Individualizado visa ao registro e acompanhamen-
                    to de estratégias para adequação curricular que favoreçam o processo de
                    ensino-aprendizagem e contribuam para o desenvolvimento e a formação
                    dos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais. Tendo
                    em vista seu elevado nível de individualização, o PEI será adotado apenas
                    para estudantes que necessitam de apoios intensos e contínuos no contexto
                    escolar e requeiram adequação curricular de grande porte. Restringe-se aos
                    que apresentam diagnóstico de deficiência, com impedimentos (isolados
                    ou associados) de natureza intelectual, mental, sensorial ou física com im-
                    pacto no processo de desenvolvimento cognitivo, sendo indicados para essa
                    modalidade de adequação os que apresentarem:
                    •   deficiências;

                    •   paralisia cerebral associada à deficiência intelectual e/ou sensorial
                       (múltipla deficiência).
                    •   Transtorno do espectro do autismo associado à deficiência intelectual,
                       sensorial ou a comorbidades;
                    •   altas habilidades/superdotação;
                    •   outras necessidades educacionais especiais, de acordo com a avaliação
                       da equipe pedagógica da unidade educacional Marista.

                    11.3 Formulação do PEI
                    O PEI será elaborado pela equipe pedagógica da unidade educacional Ma-
                    rista em conjunto com os professores regentes sob a supervisão da vice-di-
                    reção educacional, considerando as habilidades e competências que são in-
                    dispensáveis ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e social do estudante.
                    A elaboração do PEI é colaborativa e inicia-se pela identificação do estu-
                    dante e de suas necessidades educacionais específicas, compreendendo a
                    delimitação de suas capacidades e potencialidades, dificuldades escolares



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