Page 72 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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necessidades educacionais específicas e, ainda, dos que apresentam trans-
          tornos funcionais, nos termos da Política Nacional de Educação Especial na
          Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). São consideradas aqui
          sua natureza, estrutura, dinâmica e aplicação prática.


          11.1  Fundamentos e pressupostos do PEI
          O PEI baseia-se nos princípios democráticos que orientam a Educação para
          Todos (UNESCO, 2017), cujo lema enfatiza o direito à educação de boa
          qualidade para todas as pessoas, sem exclusão. Legalmente, fundamenta-se
          no art. 28-III, V, VII da Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2017b), que
          preconiza a criação de sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis
          e todas as modalidades de ensino e atenção às demandas específicas dos
          estudantes em situação de deficiência em ambientes propícios à sua educa-
          ção. Na perspectiva da educação inclusiva, o PEI é elaborado com base nos
          pressupostos elencados a seguir.
          •   Todas as pessoas se desenvolvem e aprendem ao longo da vida.
          •   A singularidade é a característica essencial da diversidade humana.
          •   A dimensão subjetiva dos processos de aprendizagem e desenvolvi-
              mento humano envolve motivação, interesse, emoção, vivência, expe-
              riência, imaginação, significação e outros elementos que implicam o
              ser, o sentir, o estar e o realizar de cada um.
          •   O desenvolvimento humano é um processo de natureza dinâmica,
              dialética, interativa, complexa, evolutiva e involutiva, entre outras, que
              se movimentam para adequação ao meio (VIGOTSKI, 1991).
          •   Acessibilidade é uma condição essencial para a escolarização exito-
              sa dos estudantes. Sua falta é capaz de produzir incapacidades e criar
              barreiras à participação de todos. Quando presente, abre espaço para a
              aprendizagem, participação e o desenvolvimento dos estudantes.
          •   As interações sociais são constitutivas da aprendizagem e do desenvol-
              vimento humano.

          •   A mediação docente e aquela entre pares são fontes contínuas e efetivas
              de aprendizagem e desenvolvimento.
          •   Sistemas de apoio — gerais e específicos — podem ser determinantes
              para a aprendizagem dos estudantes.




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