Page 64 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Outras possibilidades de adequação curricular podem ser oferecidas aos
estudantes com necessidades educacionais especiais, quando demandarem
apoios mais intensos e contínuos para sua aprendizagem. Uma alternativa
é a adequação curricular individualizada, significativa ou de grande porte,
cujas características foram demonstradas por Guijarro (1992), Manjón, Gil
e Garrido (1995) e Brasil (2003).
• Destina-se a estudantes que apresentam defasagem crescente na com-
petência acadêmica em relação aos colegas, uma vez que as situações es-
colares convencionais não atendem às suas necessidades. Em vez disso,
podem constituir fonte de fracasso, tensões e inadaptações.
• Representa modificações substanciais do planejamento pedagógico
geral adotado para a turma, implicando modificações substanciais do
currículo escolar.
• Seleciona objetivos de aprendizagem que permitem a cada estudante
com necessidades educacionais especiais progredir em relação ao pró-
prio nível.
• Trata-se de um processo rigoroso, controlado e participativo, devendo
aplicar-se apenas a situações rigorosamente necessárias, devido a seu
alto grau de individualização.
• Requer, com frequência, serviços especializados.
No que tange aos processos avaliativos, a adequação de grande porte impli-
ca o uso diferenciado de critérios, podendo adotar critérios diferenciados de
promoção escolar, uma vez que admite a eliminação de objetivos e conte-
údos básicos do currículo, quando esses não são acessíveis à aprendizagem
pelo aluno. Contudo, o alto nível de individualização e de alteração curri-
cular faz com que a adequação de grande porte só seja indicada em situação
de excepcionalidade e após rigoroso e sistemático processo avaliativo. O que
se pretende é que não haja uma desnecessária individualização de ensino
ou mesmo da avaliação. O objetivo é que as práticas adotadas nas escolas
sejam compatíveis com a proposta educativa Marista, que já pressupõe o
protagonismo e a pluralidade do ato de educar, prevendo a educação em
espaços e tempos que atendam às especificidades dos educandos e valorizem
a aprendizagem dentro do contexto da diversidade.
Esse tipo de adequação requer uma tomada de decisão grupal, não ficando
a cargo exclusivamente do professor regente da turma. Lembramos que a
análise do grupo multidisciplinar, para definir quais as melhores estratégias,
64 Diretrizes Curriculares Maristas