Page 60 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 60

Tabela 1. Modelo para subsidiar a identificação de necessidades educacionais especiais.

                     Dimensões                          Indicadores
          Âmbitos    de análise     Aspectos            da avaliação

          CONTEXTO   INSTITUIÇÃO ESCOLAR.  FILOSÓFICO (VALORES E   CULTURA DA ESCOLA
          EDUCACIONAL               CRENÇAS).           (PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E
                                                        AÇÕES).
                                    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
                                                        VALORES INCLUSIVOS.
                                    FUNCIONAMENTO
                                    ORGANIZACIONAL.     RECURSOS HUMANOS,
                                                        FINANCEIROS E TECNOLÓGICOS.
                                                        CLIMA INSTITUCIONAL.
                                                        COMUNICAÇÃO.

                                                        POLÍTICAS DA ESCOLA.
                                                        RECURSOS MATERIAIS. CONDIÇÕES

                                                        ADMINISTRATIVAS.
                                                        OUTROS.

                     AÇÃO PEDAGÓGICA.  PROFESSOR.       FORMAÇÃO, ATITUDES, MOTIVAÇÃO,
                                                        RELAÇÕES DOCENTES.
                                    SALA DE AULA.
                                                        CONDIÇÕES ORGANIZATIVAS E
                                    RECURSOS DE ENSINO-
                                    APRENDIZAGEM.       FÍSICAS DA SALA DE AULA.
                                                        AMBIENTE QUANTO AO
                                    ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
                                    PARA O ENSINO DOS   ACOLHIMENTO DAS DIFERENÇAS.
                                    CONTEÚDOS CURRICULARES.  APOIOS E SERVIÇOS DE ATENÇÃO
                                                        AOS ESTUDANTES.
                                    ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS.
                                                        RECURSOS DE ACESSIBILIDADE.

                                                        CARACTERÍSTICAS DA TURMA.
                                                        NÚMERO DE ESTUDANTES.
                                                        PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS E
                                                        MÉTODOS DE ENSINO.
                                                        CONTEÚDOS E OBJETIVOS.
                                                        OUTROS.

           60  Diretrizes Curriculares Maristas
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65