Page 60 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 60
Tabela 1. Modelo para subsidiar a identificação de necessidades educacionais especiais.
Dimensões Indicadores
Âmbitos de análise Aspectos da avaliação
CONTEXTO INSTITUIÇÃO ESCOLAR. FILOSÓFICO (VALORES E CULTURA DA ESCOLA
EDUCACIONAL CRENÇAS). (PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E
AÇÕES).
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
VALORES INCLUSIVOS.
FUNCIONAMENTO
ORGANIZACIONAL. RECURSOS HUMANOS,
FINANCEIROS E TECNOLÓGICOS.
CLIMA INSTITUCIONAL.
COMUNICAÇÃO.
POLÍTICAS DA ESCOLA.
RECURSOS MATERIAIS. CONDIÇÕES
ADMINISTRATIVAS.
OUTROS.
AÇÃO PEDAGÓGICA. PROFESSOR. FORMAÇÃO, ATITUDES, MOTIVAÇÃO,
RELAÇÕES DOCENTES.
SALA DE AULA.
CONDIÇÕES ORGANIZATIVAS E
RECURSOS DE ENSINO-
APRENDIZAGEM. FÍSICAS DA SALA DE AULA.
AMBIENTE QUANTO AO
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
PARA O ENSINO DOS ACOLHIMENTO DAS DIFERENÇAS.
CONTEÚDOS CURRICULARES. APOIOS E SERVIÇOS DE ATENÇÃO
AOS ESTUDANTES.
ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS.
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE.
CARACTERÍSTICAS DA TURMA.
NÚMERO DE ESTUDANTES.
PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS E
MÉTODOS DE ENSINO.
CONTEÚDOS E OBJETIVOS.
OUTROS.
60 Diretrizes Curriculares Maristas