Page 59 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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9.1 Avaliação das necessidades educacionais específicas
dos estudantes na classe inclusiva
Manjón (1995) discutiu a avaliação como um processo abrangente, or-
ganizado de modo a incluir elementos convencionais do currículo, con-
siderando os diversos momentos e contextos escolares, além de agregar,
como um contínuo, situações específicas que contemplam a singularidade
e as diferenças na escola. As modalidades avaliativas podem ser ampliadas
para contemplar as diferenças mais significativas entre os estudantes, tendo
em vista suas necessidades educacionais específicas. Os agentes avaliadores
podem incluir professores regentes, professores especializados, coordena-
dores pedagógicos, orientadores educacionais, familiares, profissionais do
próprio sistema de ensino ou da comunidade envolvidos com atendimento
ao estudante (psicólogo, fonoaudiólogo, médico) e outros. Os instrumen-
tos podem agregar entrevista, conversação, observação, trabalhos escolares,
provas, testes, questionários, portfólio e outros.
Nessa perspectiva, Carvalho (2006) propõe um modelo estruturado em
matriz (ver Tabela 1), no qual apresenta os âmbitos, as dimensões e os aspec-
tos a serem considerados na análise de indicadores de necessidades educa-
cionais específicas dos estudantes que integram o público-alvo da educação
especial, de maneira a contribuir para o processo de avaliação em geral.
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