Page 61 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 61

Dimensões                          Indicadores
          Âmbitos    de análise     Aspectos            da avaliação

          ESTUDANTE  NÍVEL DE       CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS.  HABILIDADES BÁSICAS.
                     DESENVOLVIMENTO.
                                    COMPETÊNCIAS CURRICULARES.  CONDIÇÕES PSICOMOTORAS,
                                                        COGNITIVAS E SOCIOAFETIVAS.
                                                        COMPETÊNCIA ACADÊMICA.


                     CONDIÇÕES PESSOAIS.  NATUREZA DAS    DEFICIÊNCIA(S)
                                    NECESSIDADES EDUCACIONAIS.
                                                        ALTAS HABILIDADES/SUPERD.

                                                        T. E. AUTISTA.

                                                        INTERVENÇÕES.

          FAMÍLIA    CARACTERÍSTICAS DO   MORADIA.      CONDIÇÕES FÍSICAS DE MORADIA.
                     AMBIENTE FAMILIAR.
                                    CULTURA, VALORES E    SUSTENTABILIDADE. EDUCAÇÃO.
                                    ATITUDES FRENTE À VIDA.
                                                        EXPECTATIVAS.
                                    EXPECTATIVAS DE FUTURO.


                     CONVÍVIO FAMILIAR.  PESSOAS QUE CONVIVEM    COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E
                                    COM O ESTUDANTE.    DINÂMICA FAMILIAR.
                                    RELAÇÕES AFETIVAS.  RELAÇÕES ENTRE OS MEMBROS DA
                                                        FAMÍLIA E COM A COMUNIDADE.
                                    QUALIDADE DAS
                                    COMUNICAÇÕES.
                                    OPORTUNIDADES DE
                                    DESENVOLVIMENTO E
                                    AUTONOMIA.

                                                        Fonte: adaptado de Carvalho (2006).
          A Tabela 1 não contém um instrumento a ser preenchido, mas orienta o
          olhar dos avaliadores para aspectos a serem contemplados no processo ava-
          liativo quanto ao contexto educacional/escolar, ao estudante e à sua família.



                                                                         61
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66