Page 61 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 61
Dimensões Indicadores
Âmbitos de análise Aspectos da avaliação
ESTUDANTE NÍVEL DE CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS. HABILIDADES BÁSICAS.
DESENVOLVIMENTO.
COMPETÊNCIAS CURRICULARES. CONDIÇÕES PSICOMOTORAS,
COGNITIVAS E SOCIOAFETIVAS.
COMPETÊNCIA ACADÊMICA.
CONDIÇÕES PESSOAIS. NATUREZA DAS DEFICIÊNCIA(S)
NECESSIDADES EDUCACIONAIS.
ALTAS HABILIDADES/SUPERD.
T. E. AUTISTA.
INTERVENÇÕES.
FAMÍLIA CARACTERÍSTICAS DO MORADIA. CONDIÇÕES FÍSICAS DE MORADIA.
AMBIENTE FAMILIAR.
CULTURA, VALORES E SUSTENTABILIDADE. EDUCAÇÃO.
ATITUDES FRENTE À VIDA.
EXPECTATIVAS.
EXPECTATIVAS DE FUTURO.
CONVÍVIO FAMILIAR. PESSOAS QUE CONVIVEM COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E
COM O ESTUDANTE. DINÂMICA FAMILIAR.
RELAÇÕES AFETIVAS. RELAÇÕES ENTRE OS MEMBROS DA
FAMÍLIA E COM A COMUNIDADE.
QUALIDADE DAS
COMUNICAÇÕES.
OPORTUNIDADES DE
DESENVOLVIMENTO E
AUTONOMIA.
Fonte: adaptado de Carvalho (2006).
A Tabela 1 não contém um instrumento a ser preenchido, mas orienta o
olhar dos avaliadores para aspectos a serem contemplados no processo ava-
liativo quanto ao contexto educacional/escolar, ao estudante e à sua família.
61