Page 58 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Relaciona as propostas de aprendizagem aos processos cognitivos dos
              estudantes.
          •   Prioriza as estratégias de aprendizagem grupais, colaborativas, bem
              como a diversidade e o intercâmbio de ideais e experiências.

          •   Centraliza-se na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes, e
              não nos seus resultados e produtos.
          •   Valoriza as interações sociais entre pares e entre estudantes e professores.
          •   Oferece oportunidade para atividades individuais, de pequeno porte
              e complexidade sucessiva, que permitem investigar e compreender os
              processos de pensamento dos estudantes e suas respostas (atenção aos
              momentos do processo de construção do conhecimento).
          •   Articula os procedimentos pedagógicos à diversidade, singularidade
              dos estudantes e à natureza das propostas educacionais.
          •   Transforma registros de avaliação em anotações significativas de acompa-
              nhamento dos estudantes no processo de construção do conhecimento.

          É também favorável aos estudantes contemplados pela educação especial a
          chamada avaliação assistida ou avaliação dinâmica, que se caracterizam pela
          interação avaliador-avaliado e pelo uso de estratégias de ensino e de apoio
          durante o processo avaliativo (ENUMO, 2005; LINHARES, 1995). Esse
          processo baseia-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1999),
          principalmente nos conceitos de zona de desenvolvimento proximal
          (iminente) e na aprendizagem mediada. Trata-se de uma prática apoiada,
          mediada, que permite utilizar no processo avaliativo (LINHARES, 1995;
          LINHARES e cols., 1998):
          •   pistas na organização e na realização das tarefas;
          •   feedback durante os trabalhos ou após a solução dos problemas;
          •   modelo, demonstração, sugestão, repetição, material de apoio, estraté-
              gias de ensaio-e-erro, análise de estratégias etc.












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