Page 58 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Relaciona as propostas de aprendizagem aos processos cognitivos dos
estudantes.
• Prioriza as estratégias de aprendizagem grupais, colaborativas, bem
como a diversidade e o intercâmbio de ideais e experiências.
• Centraliza-se na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes, e
não nos seus resultados e produtos.
• Valoriza as interações sociais entre pares e entre estudantes e professores.
• Oferece oportunidade para atividades individuais, de pequeno porte
e complexidade sucessiva, que permitem investigar e compreender os
processos de pensamento dos estudantes e suas respostas (atenção aos
momentos do processo de construção do conhecimento).
• Articula os procedimentos pedagógicos à diversidade, singularidade
dos estudantes e à natureza das propostas educacionais.
• Transforma registros de avaliação em anotações significativas de acompa-
nhamento dos estudantes no processo de construção do conhecimento.
É também favorável aos estudantes contemplados pela educação especial a
chamada avaliação assistida ou avaliação dinâmica, que se caracterizam pela
interação avaliador-avaliado e pelo uso de estratégias de ensino e de apoio
durante o processo avaliativo (ENUMO, 2005; LINHARES, 1995). Esse
processo baseia-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1999),
principalmente nos conceitos de zona de desenvolvimento proximal
(iminente) e na aprendizagem mediada. Trata-se de uma prática apoiada,
mediada, que permite utilizar no processo avaliativo (LINHARES, 1995;
LINHARES e cols., 1998):
• pistas na organização e na realização das tarefas;
• feedback durante os trabalhos ou após a solução dos problemas;
• modelo, demonstração, sugestão, repetição, material de apoio, estraté-
gias de ensaio-e-erro, análise de estratégias etc.
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