Page 65 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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adaptações curriculares e os melhores critérios, é fundamental para que pos-
samos garantir a aprendizagem dos educandos com necessidades educacio-
nais especiais. Recomenda-se, portanto, que o processo de adequação cur-
ricular envolva outros professores do estudante, como também a equipe de
educadores da escola, como orientador(a) educacional, coordenador(a) pe-
dagógico(a), psicólogo(a) escolar, professor(a) especializado(a) — que atue
no local ou seja externo à escola, desde que atenda ao estudante. Precisa,
ainda, contar com a participação da família. Quando possível, o estudante
também poderá contribuir para a definição de sua adequação curricular.
Quanto ao registro, faz-se necessário um relato sistemático e contínuo, que
deve acompanhar a transferência do estudante, sendo esta uma transferên-
cia de turma, segmento ou escola. Esse registro deverá conter informações
sobre o planejamento e o conteúdo da adequação curricular indicada, bem
como os participantes da elaboração. Deve informar, também, as medidas
adaptativas adotadas, de forma clara e justificada, bem como os meios de
acompanhamento e avaliação.
No intuito de contribuir para melhor acompanhamento do processo de
aprendizagem, o educador poderá fazer o registro diário e/ou semanal do
desenvolvimento do educando por meio de fichas ou portfólio. Todos os
registros devem ser mantidos durante o percurso acadêmico do educando
na escola, de modo que os educadores dos anos seguintes consigam mapear
as necessidades do educando e prosseguir com atividades que potencializem
o seu desenvolvimento.
Em casos específicos, em que o educador julgar mais oportuno, a avaliação
pode ser realizada por meio de relatórios de acompanhamento elaborados
ao longo do ano, que ao final poderão ser comparados para uma avaliação
dos avanços observados. Provas e testes também podem e devem ser utiliza-
dos com o objetivo de analisar os sucessos ou as dificuldades escolares, po-
rém os critérios de análise precisam estar de acordo com as peculiaridades de
cada estudante, de forma que, de fato, atendam à avaliação em seu progres-
so. O Projeto Educativo Brasil Marista enfatiza as múltiplas possibilidades
de avaliação quando retrata que
[...] dentre as estratégias e instrumentos, destacamos a autoavaliação
docente e discente, as pautas de observação, portfólios, relatórios, cha-
ve de leitura, construção de protótipos e modelos, provas, testes, pro-
dução em múltiplas linguagens (vídeos, textos orais, escritos, visuais,
digitais, etc.) e exercícios (UMBRASIL, 2010, p. 89).
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