Page 65 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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adaptações curriculares e os melhores critérios, é fundamental para que pos-
                    samos garantir a aprendizagem dos educandos com necessidades educacio-
                    nais especiais. Recomenda-se, portanto, que o processo de adequação cur-
                    ricular envolva outros professores do estudante, como também a equipe de
                    educadores da escola, como orientador(a) educacional, coordenador(a) pe-
                    dagógico(a), psicólogo(a) escolar, professor(a) especializado(a) — que atue
                    no local ou seja externo à escola, desde que atenda ao estudante. Precisa,
                    ainda, contar com a participação da família. Quando possível, o estudante
                    também poderá contribuir para a definição de sua adequação curricular.
                    Quanto ao registro, faz-se necessário um relato sistemático e contínuo, que
                    deve acompanhar a transferência do estudante, sendo esta uma transferên-
                    cia de turma, segmento ou escola. Esse registro deverá conter informações
                    sobre o planejamento e o conteúdo da adequação curricular indicada, bem
                    como os participantes da elaboração. Deve informar, também, as medidas
                    adaptativas adotadas, de forma clara e justificada, bem como os meios de
                    acompanhamento e avaliação.

                    No intuito de contribuir para melhor acompanhamento do processo de
                    aprendizagem, o educador poderá fazer o registro diário e/ou semanal do
                    desenvolvimento do educando por meio de fichas ou portfólio. Todos os
                    registros devem ser mantidos durante o percurso acadêmico do educando
                    na escola, de modo que os educadores dos anos seguintes consigam mapear
                    as necessidades do educando e prosseguir com atividades que potencializem
                    o seu desenvolvimento.

                    Em casos específicos, em que o educador julgar mais oportuno, a avaliação
                    pode ser realizada por meio de relatórios de acompanhamento elaborados
                    ao longo do ano, que ao final poderão ser comparados para uma avaliação
                    dos avanços observados. Provas e testes também podem e devem ser utiliza-
                    dos com o objetivo de analisar os sucessos ou as dificuldades escolares, po-
                    rém os critérios de análise precisam estar de acordo com as peculiaridades de
                    cada estudante, de forma que, de fato, atendam à avaliação em seu progres-
                    so. O Projeto Educativo Brasil Marista enfatiza as múltiplas possibilidades
                    de avaliação quando retrata que
                       [...] dentre as estratégias e instrumentos, destacamos a autoavaliação
                       docente e discente, as pautas de observação, portfólios, relatórios, cha-
                       ve de leitura, construção de protótipos e modelos, provas, testes, pro-
                       dução em múltiplas linguagens (vídeos, textos orais, escritos, visuais,
                       digitais, etc.) e exercícios (UMBRASIL, 2010, p. 89).



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