Page 79 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Partir dos conhecimentos e das habilidades prévias do estudante, de
modo a favorecer o processo de aprendizagem.
• Organizar a ambiência de sala de aula possibilitando a exploração e
assegurando a integridade física do estudante.
• Atribuir significado aos significantes por meio da articulação do co-
nhecimento com as vias sensoriais de que o estudante com DV dispõe.
• Respeitar o tempo e o ritmo de aprendizagem do estudante, de realiza-
ção das atividades propostas e de exploração do “fenômeno” apresenta-
do, por meio das vias sensoriais de que dispõe.
• Desenvolver ações coletivas pautadas pela solidariedade e pelo espírito
de ajuda mútua, para que o estudante com DV possa sentir-se capaz,
seguro, útil e acolhido pelo grupo.
Especificações mais detalhadas são mencionadas a seguir para orientação do
trabalho docente na sala de aula inclusiva, segundo aspectos particulares da
perda visual.
12.1.1.1 O estudante cego
O estudante cego faz uso ativo e intenso dos outros sentidos, que se tornam
mais aguçados, devido ao uso. Não se trata de um fenômeno extraordinário
ou mítico, como o cinema às vezes representa, todavia os sentidos rema-
nescentes funcionam de modo complementar no conjunto das funções
perceptivas (SÁ; CAMPOS; SILVA, 2007). O professor pode valer-se de
estratégias não visuais para situá-lo e ensiná-lo. Cada estudante cego viven-
cia experiências de modo próprio e utiliza processos singulares para codifi-
car informações que constituem as imagens mentais, na impossibilidade de
formar imagens visuais. Para as autoras citadas, as habilidades de apreensão
das informações ampliam-se mediante o pluralismo e a diversificação das
experiências vivenciadas e o uso de materiais de boa qualidade para o en-
sino. As seguintes recomendações são feitas ao professor por Sá, Campos e
Silva (2007), a serem observadas em sala de aula.
• Adaptar as atividades visuais com antecedência, para que o estudante
as realize junto com a turma.
• Descrever oralmente cenas e imagens para o estudante compreender o
cenário ou o ambiente do que está ocorrendo ou sendo exibido (filmes,
vídeos, documentários, excursões e exposições).
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