Page 81 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.1.1.2   O estudante com baixa visão
                    Esse estudante lida com diferentes manifestações de sua limitação visual,
                    variada em tipo e intensidade. Precisam submeter-se à avaliação funcional
                    da visão, uma atividade especializada que permite identificar como recebem
                    os estímulos visuais e os interpretam. Os comprometimentos das funções
                    visuais podem ser de percepção da luz, redução da acuidade ou do campo
                    visual e outros. Essa avaliação permite ao professor regente promover estra-
                    tégias e adequação de materiais e ambientes de maior acessibilidade para os
                    estudantes. É importante considerar que a condição sensorial do estudante
                    pode ser afetada pelas condições emocionais e ambientais, que podem ser
                    favoráveis ou não. Atuar de forma estimulante e receptiva é um modo de
                    contribuir positivamente para sua aprendizagem, seu desenvolvimento e
                    sua participação.
                    Pode-se destacar, nas condições ambientais, o acesso à informação, o uso
                    da potencial função visual (exercício de ver, capacidade de enxergar) e a
                    oportunidade para ampliar informações visuais que, remetidas ao cérebro,
                    possibilitam sua integração com outras mensagens sensoriais armazenadas
                    na memória para uso em geral na vida cotidiana. Alguns aspectos precisam
                    ser observados pelo professor, devido ao seu impacto na percepção e na
                    aprendizagem do estudante, entre eles:
                    •   iluminação: ambientes muitos claros, ensolarados ou objetos coloca-
                       dos em ambientes mal iluminados são menos perceptíveis;
                    •   contraste: proporcionar contraste favorece a percepção visual dos ob-
                       jetos e materiais;

                    •   movimentação: grande movimentação de pessoas dificulta sua per-
                       cepção;
                    •   complexidade: formas complexas e tridimensionais são menos per-
                       cebidas.
                    Quanto à segurança, a depender da perda visual do estudante, é necessário
                    mostrar-lhe o ambiente — sala de aula e locais de deslocamento — e per-
                    mitir-lhe sua exploração a fim de localizar obstáculos a serem evitados, para
                    prevenir contusões. Manifestações comportamentais do estudante com
                    baixa visão são reveladoras de suas dificuldades: esfregar os olhos, franzir
                    a testa, fechar ou cobrir um dos olhos, balançar a cabeça excessivamente,
                    aproximar-se muito do objeto, apresentar dificuldade para ler e escrever,




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