Page 84 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Uso de recursos óticos para ampliação de fontes, gravuras, gráficos,
              diagramas e ilustrações em geral: (a) para longe — telescópio para lei-
              tura no quadro negro, telelupas e lunetas; (b) para perto — óculos es-
              peciais, lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas, sistemas
              telemicroscópicos, lupas manuais ou lupas de mesa e de apoio.
          •   Uso de recursos pedagógicos acessíveis: materiais em relevo para repre-
              sentar objetos, imagens etc.
          •   Confecção de objetos em miniatura para representar o que não pode
              ser alcançado pelo toque (sistema planetário, monumentos históricos,
              maquetes etc.).
          •   Aprendizagem de estratégias para orientação e mobilidade, visando à
              mobilidade independente.
          •   Uso de recursos não óticos: livro digital e produção de audiolivro, entre
              outros.

          •   Uso de acessórios: suporte para livros, cadernos com pautas pretas es-
              paçadas, tiposcópios (guia de leitura), gravadores.

          A acessibilidade destaca-se como elemento imprescindível para a apren-
          dizagem, escolarização e pertença do estudante cego ou com baixa visão.
          Abre-se espaço à exploração e às vivências acessíveis a todos os demais
          colegas. O apoio do professor, nesse sentido, é fundamental. Precisa co-
          nhecer os estudantes (diagnóstico, interesses, condições emocionais, con-
          textos familiar e social etc.), para que possa apoiá-los devidamente. Tanto
          em situações naturais como em intervenções planejadas, é fundamental
          lembrar-se de que a participação do estudante implica promovê-lo como
          ser humano e integrá-lo aos ambientes e ao convívio com as pessoas.
          Exceto pela cegueira e pela baixa visão, eles(as) são educandos com neces-
          sidades, capacidades e direitos humanos semelhantes e deveres a cumprir,
          como seus pares.
          12.1.3  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes cegos e com baixa visão

          Fundação Dorina Nowill para cegos: http://www.fundacaodorina.org.br/.








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