Page 86 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.2.1  Categorização da surdez
          A classificação do grau da surdez baseia-se na competência auditiva, medida
          pela incapacidade de ouvir sons dentro de uma determinada faixa de deci-
          béis, e pode ser verificada na Tabela 2, proposta pelo MEC (1997).

          Tabela 2. Classificação da surdez

          Classificação da
          surdez quanto à perda
          auditiva               Perda em decibéis
           NORMAL                0 A 15
           LEVE                  16 A 40

           MODERADA              41 A 55
           MODERADA SEVERA       56 A 70
           SEVERA                71 A 90
           PROFUNDA              MAIS DE 90

          Fonte: MEC/Secretaria de Educação Especial (1997).

          O Ministério da Educação (BRASIL, 2002a) caracteriza alguns aspectos
          presentes nessas perdas.

          •   Quando a surdez é leve, a pessoa é capaz de ouvir os sons da fala e de de-
              senvolver a linguagem. No entanto, a perda pode dificultar a percepção
              de todos os fonemas da palavra, e a voz distante ou fraca não é percebi-
              da. A identificação da perda auditiva leve costuma ser tardia. Na escola,
              o estudante pode apresentar um ou mais dos seguintes comportamen-
              tos: parece distraído, disperso, alheio, distante ou desinteressado; pede
              que se repitam as informações; fala muito alto; às vezes não atende
              aos chamados; tem dificuldade de pronunciar algumas palavras ou as
              utiliza inadequadamente; pode desinteressar-se por atividades grupais
              ou conversas etc. Entretanto, após identificado o comprometimento
              auditivo, o estudante precisa da atenção e mediação docente para seu
              aprendizado.

          •   No caso de surdez moderada, a aquisição da linguagem oral pode atra-
              sar e o estudante está sujeito a apresentar alterações articulatórias (tro-



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