Page 86 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.2.1 Categorização da surdez
A classificação do grau da surdez baseia-se na competência auditiva, medida
pela incapacidade de ouvir sons dentro de uma determinada faixa de deci-
béis, e pode ser verificada na Tabela 2, proposta pelo MEC (1997).
Tabela 2. Classificação da surdez
Classificação da
surdez quanto à perda
auditiva Perda em decibéis
NORMAL 0 A 15
LEVE 16 A 40
MODERADA 41 A 55
MODERADA SEVERA 56 A 70
SEVERA 71 A 90
PROFUNDA MAIS DE 90
Fonte: MEC/Secretaria de Educação Especial (1997).
O Ministério da Educação (BRASIL, 2002a) caracteriza alguns aspectos
presentes nessas perdas.
• Quando a surdez é leve, a pessoa é capaz de ouvir os sons da fala e de de-
senvolver a linguagem. No entanto, a perda pode dificultar a percepção
de todos os fonemas da palavra, e a voz distante ou fraca não é percebi-
da. A identificação da perda auditiva leve costuma ser tardia. Na escola,
o estudante pode apresentar um ou mais dos seguintes comportamen-
tos: parece distraído, disperso, alheio, distante ou desinteressado; pede
que se repitam as informações; fala muito alto; às vezes não atende
aos chamados; tem dificuldade de pronunciar algumas palavras ou as
utiliza inadequadamente; pode desinteressar-se por atividades grupais
ou conversas etc. Entretanto, após identificado o comprometimento
auditivo, o estudante precisa da atenção e mediação docente para seu
aprendizado.
• No caso de surdez moderada, a aquisição da linguagem oral pode atra-
sar e o estudante está sujeito a apresentar alterações articulatórias (tro-
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