Page 83 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.1.2 Atendimento educacional especializado (AEE)
Em questões que exijam conhecimento especializado, a escola, a família, o
estudante e seus professores podem buscar recursos da comunidade, como
associações de pessoas com deficiência visual, para palestras e orientações,
bem como serviços públicos como o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas
com Deficiência Visual (CAP). Trata-se de um projeto do Ministério da
Educação (MEC) que oferece materiais de apoio pedagógico e suplemen-
tação didática, que são instalados nas unidades federadas brasileiras. Apesar
de priorizarem quem está matriculado no ensino fundamental de escolas
públicas, mediante parceria com instituições particulares ou iniciativa da
família, esses espaços podem apoiar o estudante das escolas privadas. Um
importante núcleo existente no CAP é o de produção Braille.
O atendimento educacional especializado (AEE) é oferecido pelo Poder Pú-
blico, no contraturno das aulas da própria escola ou em espaços da comuni-
dade, tais como Centros ou Núcleos de Atendimento Pedagógico ou salas
de recursos multifuncionais com atuação de professores especializados. O
AEE para estudantes com deficiência visual consiste em utilizar estratégias,
recursos e equipamentos que promovam sua acessibilidade ao conhecimen-
to e favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. São disponibilizados
para esses estudantes as atividades e os recursos de AEE apresentados a
seguir (SÁ; CAMPOS; SILVA, 2007; ARGENTA; SÁ, 2010).
• Avaliação funcional da visão, destinada aos estudantes com baixa visão,
visando a identificar como eles recebem, integram e interpretam os
estímulos visuais, assim como avaliar e promover sua eficiência a partir
dos resíduos visuais que possuem.
• Aprendizagem do sistema Braille, com uso dos instrumentos de supor-
te para a escrita (máquina Braille, reglete, punção) e desenvolvimento
da leitura tátil.
• Uso de recursos tecnológicos, tais como recursos informáticos, que
dão acessibilidade ao estudante cego, merecendo destaque: programas
de leitores de tela com síntese de voz, que permitem navegar na inter-
net, processar texto, enviar e receber e-mails, por meio de comando
de teclado; softwares com magnificadores de tela; circuito fechado de
televisão – CCTV (aparelho acoplado a um monitor de TV monocro-
mático ou colorido que amplia até 60 vezes as imagens e as transfere
para o monitor).
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