Page 88 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Explorar dinâmicas de apresentação de fatos, histórias, relatos, cenas,
gravuras e outros, focando a ordem dos acontecimentos — começo,
meio e fim.
• Descrever, de forma contextualizada, objetos, figuras, pessoas, proces-
sos, lugares, acontecimentos e outros.
• Estimular e apoiar a produção escrita.
• Utilizar filmes, vídeos, histórias em quadrinho, murais, slides e outros
recursos visuais.
• Organizar dramatizações explorando o estabelecimento de relações
sociais estáveis, a compreensão e solução de conflitos e a resolução de
problemas práticos.
• Constituir um ambiente estimulante, tanto para os estudantes surdos
quanto para os ouvintes, estimulando e promovendo a aprendizagem
de Libras para todos os estudantes, sem distinção.
• Utilizar material de apoio que colabore com a aprendizagem, como
acervo de livros bilíngues.
Alves, Ferreira e Damázio (2010) indicam atividades pedagógicas compar-
tilhadas envolvendo linguagens que contribuem para a aprendizagem da
Língua Portuguesa:
• atividades de expressões corporal e artístico-cultural;
• passeios, brincadeiras, jogos, uso de recursos de informática etc.;
• criação e leitura de símbolos, textos, imagens etc.;
• interpretação e compreensão de textos, desenhos;
• escrita partindo do desenho à palavra, à frase, ao texto e vice-versa;
• escrita de textos de forma contextualizada, troca de bilhetes, cartas etc.
Para os autores, é importante refletir sobre a postura adotada pelos educa-
dores em sala de aula. Primeiramente, pensando na educação como possi-
bilidade. Ao mesmo tempo, privilegiando o que favorece os processos de
ensino e aprendizagem. São exemplos de ações propostas:
• superar a visão de deficiência como falta ou limitação;
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