Page 88 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Explorar dinâmicas de apresentação de fatos, histórias, relatos, cenas,
              gravuras e outros, focando a ordem dos acontecimentos — começo,
              meio e fim.
          •   Descrever, de forma contextualizada, objetos, figuras, pessoas, proces-
              sos, lugares, acontecimentos e outros.
          •   Estimular e apoiar a produção escrita.
          •   Utilizar filmes, vídeos, histórias em quadrinho, murais, slides e outros
              recursos visuais.
          •   Organizar dramatizações explorando o estabelecimento de relações
              sociais estáveis, a compreensão e solução de conflitos e a resolução de
              problemas práticos.
          •   Constituir um ambiente estimulante, tanto para os estudantes surdos
              quanto para os ouvintes, estimulando e promovendo a aprendizagem
              de Libras para todos os estudantes, sem distinção.
          •   Utilizar material de apoio que colabore com a aprendizagem, como
              acervo de livros bilíngues.
          Alves, Ferreira e Damázio (2010) indicam atividades pedagógicas compar-
          tilhadas envolvendo linguagens que contribuem para a aprendizagem da
          Língua Portuguesa:
          •   atividades de expressões corporal e artístico-cultural;
          •   passeios, brincadeiras, jogos, uso de recursos de informática etc.;

          •   criação e leitura de símbolos, textos, imagens etc.;
          •   interpretação e compreensão de textos, desenhos;
          •   escrita partindo do desenho à palavra, à frase, ao texto e vice-versa;
          •   escrita de textos de forma contextualizada, troca de bilhetes, cartas etc.

          Para os autores, é importante refletir sobre a postura adotada pelos educa-
          dores em sala de aula. Primeiramente, pensando na educação como possi-
          bilidade. Ao mesmo tempo, privilegiando o que favorece os processos de
          ensino e aprendizagem. São exemplos de ações propostas:
          •   superar a visão de deficiência como falta ou limitação;






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