Page 100 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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colaboração, aparecimento e solução de conflitos, construção de valo-
res, conciliação de divergências e negociação entre pares, conciliação
de divergências entre metas etc.
• A mediação docente e entre pares é essencial para novas aprendizagens
e estabelecimento de relações sociais, grupais e interpessoais significa-
tivas para o bem comum.
• As diferenças na escola propiciam o desenvolvimento de culturas e
políticas escolares.
• É indispensável uma reorganização da escola e das práticas pedagógicas
para que as finalidades da educação possam ser alcançadas em relação
a esses estudantes.
• A variação de atividades para a aprendizagem dos conteúdos escolares e
a organização da turma em grupos cooperativos facilitam a aprendiza-
gem dos estudantes com deficiência intelectual.
• A flexibilização e a oportunidade de escolha dos estudantes para a rea-
lização de atividades acadêmicas participativas — em pequenos e gran-
des grupos — favorecem a autonomia intelectual dos estudantes, bem
como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e
sociais.
• Criar, experimentar e compartilhar inovações nas práticas pedagógicas
promove educação de boa qualidade para todos os estudantes.
• A compreensão do estudante com DI extrapola a dimensão concreta,
física. O acesso ao conhecimento pode se dar no plano abstrato e ad-
quirir sentido, mediante vivências e referências com os objetos e suas
significações.
• É essencial levantar questionamentos a partir das atividades desenvol-
vidas na sala de aula, de modo que o estudante mobilize seus recursos
intelectuais para explicitar, explicar, associar, destacar, criticar, discor-
dar, questionar, convergir, aplicar, transferir conhecimentos, estabele-
cer relações entre ações etc.
• Os processos de aprendizagem da leitura e escrita do estudante com
deficiência intelectual se assemelham aos dos demais colegas quanto
ao letramento, ao desejo de aprender, à interferência das expectativas
escolares e familiares, ao ensino etc. (GOMES et al., 2007).
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