Page 100 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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colaboração, aparecimento e solução de conflitos, construção de valo-
              res, conciliação de divergências e negociação entre pares, conciliação
              de divergências entre metas etc.
          •   A mediação docente e entre pares é essencial para novas aprendizagens
              e estabelecimento de relações sociais, grupais e interpessoais significa-
              tivas para o bem comum.
          •   As diferenças na escola propiciam o desenvolvimento de culturas e
              políticas escolares.
          •   É indispensável uma reorganização da escola e das práticas pedagógicas
              para que as finalidades da educação possam ser alcançadas em relação
              a esses estudantes.
          •   A variação de atividades para a aprendizagem dos conteúdos escolares e
              a organização da turma em grupos cooperativos facilitam a aprendiza-
              gem dos estudantes com deficiência intelectual.

          •   A flexibilização e a oportunidade de escolha dos estudantes para a rea-
              lização de atividades acadêmicas participativas — em pequenos e gran-
              des grupos — favorecem a autonomia intelectual dos estudantes, bem
              como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e
              sociais.
          •   Criar, experimentar e compartilhar inovações nas práticas pedagógicas
              promove educação de boa qualidade para todos os estudantes.
          •   A compreensão do estudante com DI extrapola a dimensão concreta,
              física. O acesso ao conhecimento pode se dar no plano abstrato e ad-
              quirir sentido, mediante vivências e referências com os objetos e suas
              significações.
          •   É essencial levantar questionamentos a partir das atividades desenvol-
              vidas na sala de aula, de modo que o estudante mobilize seus recursos
              intelectuais para explicitar, explicar, associar, destacar, criticar, discor-
              dar, questionar, convergir, aplicar, transferir conhecimentos, estabele-
              cer relações entre ações etc.
          •   Os processos de aprendizagem da leitura e escrita do estudante com
              deficiência intelectual se assemelham aos dos demais colegas quanto
              ao letramento, ao desejo de aprender, à interferência das expectativas
              escolares e familiares, ao ensino etc. (GOMES et al., 2007).




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