Page 102 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• organização de atividades que abram espaço para o estudante utilizar
suas capacidades cognitivas, lógicas, direcionadas aos fins e com os
meios e planejamentos necessários para tal;
• oferecimento de um ambiente tranquilo, que favoreça a aprendizagem;
• direcionamento para atividades que despertem o interesse da criança;
• esquiva de comparações, visando à garantia de um ambiente em que a
criança se sinta segura e estimulada;
• permissão para que a criança tente, experimente e observe, assim como
os demais colegas;
• valorização do estudante como sujeito, de modo a não subestimá-lo
nem lançar um olhar exclusivamente sobre sua deficiência;
• compreensão de que o ritmo da criança com deficiência mental é mais
lento, sendo fundamental respeito ao seu desenvolvimento e incentivo
do educando;
• proposição, se possível, dentro da fase de desenvolvimento da crian-
ça, de atividades lúdicas que possibilitem despertar a criatividade e a
aprendizagem;
• divisão das atividades por etapas de modo que a criança tenha peque-
nos intervalos entre elas;
• inclusão, quando possível, de músicas e brincadeiras orais como poe-
mas e parlendas para auxiliar no desenvolvimento da oralidade.
Vale lembrar que existem diferenças entre os estudantes com DI, o que é
desafiador para a comunidade educativa, porém é no campo das diferenças
que possibilitamos a importância da educação baseada na democracia, no
respeito e no diálogo.
12.3.5 Processo avaliativo
A avaliação dos estudantes com DI é processual e realizada em diferentes
contextos, momentos, além de utilizar instrumentos variados, de modo a
incluir as condições ambientais e contingenciais nas quais se desenvolvem
os processos de ensino e aprendizagem. Do mesmo modo, considera as con-
dições familiares implicadas. Instrumentos como relatórios, observações
individuais e coletivas, portifólios com produção dos estudantes e outros
(GOMES et al., 2002) são indicados para uma avaliação mais criteriosa.
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