Page 105 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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cérebro em período de desenvolvimento”. A lesão geradora pode ser pré-na-
                    tal, perinatal ou pós-natal. As limitações ou os impedimentos motores são
                    os mais visíveis no estudante, destacando-se os problemas de marcha e/ou a
                    funcionalidade no uso dos braços e das mãos.

                    A PC está distinguida como uma seção entre as deficiências físicas devido
                    às suas especificidades, aquisição precoce no processo de desenvolvimento
                    e complexidade na funcionalidade do estudante. Essa precocidade interfere
                    no processo de maturação do Sistema Nervoso Central – SNC, compro-
                    metendo o processamento de informações. Como ocorre a partir de lesão
                    no encéfalo imaturo, manifesta diferentes graus de comprometimento que
                    podem estar associados a prejuízos na linguagem, percepção visual e audi-
                    tiva, memória e não automatização de recursos neurológicos envolvidos no
                    processo de aprendizagem, ocasionando a necessidade de maior tempo para
                    o entendimento e armazenamento de novas informações.
                    É possível a ocorrência de dificuldades de aprendizagem. Quando existem,
                    não decorrem necessariamente de deficiência intelectual, embora às vezes
                    surja essa suspeita. Esse estudante pode ter altas habilidades/superdotação,
                    o que requer da escola avaliações constantes sobre suas necessidades educa-
                    cionais específicas. Muitas vezes, o responsável por deficits cognitivos que
                    possam manifestar-se não é a lesão, e sim a falta de experiências e de acesso
                    ao desenvolvimento cultural. Os tipos mais comuns de PC são:
                    •   espástico: caracteriza-se por paralisia e aumento de tonicidade dos
                       músculos. A pessoa pode apresentar hemiparesia (um lado do corpo
                       afetado), tetraparesia (os quatro membros afetados) ou diplegia (os
                       membros inferiores afetados).
                    •   atetose (coreoatetose ou distonia): caracteriza-se por movimentos in-
                       voluntários e variações na tonicidade muscular.
                    •   ataxia: caracteriza-se pela diminuição da tonicidade muscular, incoor-
                       denação dos movimentos e pelo equilíbrio deficiente.
                    Relvas (2010, p. 94) afirma que “a criança com PC depende de exposi-
                    ção contínua à aprendizagem. Para que a linguagem ocorra, alguns fatores
                    são importantes, tais como: a integridade dos sistemas nervoso, central e
                    sensorial, dos processos perceptuais, fatores motivacionais e a estimulação
                    ambiental”. Portanto, uma intervenção eficaz por meio de práticas pedagó-
                    gicas associadas aos demais tratamentos médicos podem contribuir consi-
                    deravelmente para a melhora na capacidade funcional do indivíduo.



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