Page 109 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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c)  Recursos de ensino-aprendizagem.
                    A seguir, são apresentadas atividades elementares que devem compor o pla-
                    nejamento e as práticas pedagógicas.
                    •   Propiciar debates e oportunidades de participação a partir das experi-
                       ências dos estudantes e por meio de trabalhos colaborativos.
                    •   Estimular a leitura e a escrita, promovendo as adequações, quando
                       necessárias. Por exemplo, estudantes com dificuldade de articulação
                       e comunicação oral podem participar mediante leitura silenciosa com
                       registros escritos, uso de quadro de conversação (caderno de signos, li-
                       vros de comunicação ou cadernos com figuras correspondentes a subs-
                       tantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.), uso de caixas  de  palavras
                       com  figuras (Figura 4).

                    Figura 4. Tecnologia assistiva para comunicação de pessoas com deficiência
                    física.

















                                                   Fonte: Google Imagens.


















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