Page 112 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 112

•   Remover barreiras para realização de tarefas ou deslocamentos, promo-
              vendo acessibilidade à aprendizagem e ao currículo.
          •   Buscar posições confortáveis, seguras e estáveis em sala de aula e apoios
              para o estudante na cadeira ou no chão, visando a facilitar a aprendiza-
              gem e a participação.
          •   Rebaixar a altura de materiais e eliminar degraus, buscando diminuir
              as distâncias e promover a interação entre pares.

          •   Dar acessibilidade à locomoção de estudantes que fazem uso de órteses
              e próteses, evitando acidentes.
          •   Utilizar, com orientação especializada, pranchas, presilhas ou fitas ade-
              sivas para evitar deslizamento de papel, assim como suporte para lápis,
              colmeias entre outros que facilitem o registro escrito.

          •   Utilizar textos claros e objetivos para facilitar a compreensão.
          •   Introduzir atividades complementares ou específicas para enriqueci-
              mento de atividades propostas.

          •   Eliminar ou modificar atividades que impeçam a participação do estu-
              dante nas atividades escolares em geral.

          e)   Higiene e alimentação com ou sem apoio de monitores.
          •   Buscar junto à família ou ao próprio estudante orientações para apoi-
              á-lo em momentos de ingestão de líquidos ou alimentos, evitando
              engasgamento.
          •   Oferecer alimentos em pequenas porções e posicionar adequadamente
              a cabeça do estudante, propiciando maior segurança nessas atividades.
          •   Buscar orientação na família também para prestar apoio no uso do
              banheiro e na higienização.
          12.4.3   Atendimento educacional especializado (AEE)
          No contraturno das aulas, o estudante poderá receber o AEE ministrado na
          própria escola ou na comunidade pelo professor especializado, mediante as
          atividades elencadas a seguir.
          •   Uso da tecnologia assistiva.






          112  Diretrizes Curriculares Maristas
   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117