Page 112 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Remover barreiras para realização de tarefas ou deslocamentos, promo-
vendo acessibilidade à aprendizagem e ao currículo.
• Buscar posições confortáveis, seguras e estáveis em sala de aula e apoios
para o estudante na cadeira ou no chão, visando a facilitar a aprendiza-
gem e a participação.
• Rebaixar a altura de materiais e eliminar degraus, buscando diminuir
as distâncias e promover a interação entre pares.
• Dar acessibilidade à locomoção de estudantes que fazem uso de órteses
e próteses, evitando acidentes.
• Utilizar, com orientação especializada, pranchas, presilhas ou fitas ade-
sivas para evitar deslizamento de papel, assim como suporte para lápis,
colmeias entre outros que facilitem o registro escrito.
• Utilizar textos claros e objetivos para facilitar a compreensão.
• Introduzir atividades complementares ou específicas para enriqueci-
mento de atividades propostas.
• Eliminar ou modificar atividades que impeçam a participação do estu-
dante nas atividades escolares em geral.
e) Higiene e alimentação com ou sem apoio de monitores.
• Buscar junto à família ou ao próprio estudante orientações para apoi-
á-lo em momentos de ingestão de líquidos ou alimentos, evitando
engasgamento.
• Oferecer alimentos em pequenas porções e posicionar adequadamente
a cabeça do estudante, propiciando maior segurança nessas atividades.
• Buscar orientação na família também para prestar apoio no uso do
banheiro e na higienização.
12.4.3 Atendimento educacional especializado (AEE)
No contraturno das aulas, o estudante poderá receber o AEE ministrado na
própria escola ou na comunidade pelo professor especializado, mediante as
atividades elencadas a seguir.
• Uso da tecnologia assistiva.
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