Page 116 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Deficiências que requeiram múltiplos apoios intensos e contínuos costu-
mam provocar reações sociais menos receptivas às necessidades do estudante
e ao seu atendimento adequado nos contextos escolar e comunitário. Por
desconhecimento, descompromisso, negligência ou qualquer outro motivo,
as oportunidades educacionais e inclusivas são reduzidas. Faz-se necessário
transformar as culturas para obter igualdade de direitos e de oportunidades.
Deficiências associadas implicam diferentes condições cognitivas, psico-
motoras, socioafetivas, comunicativas, de mobilidade, autonomia e inde-
pendência, entre outras, requerendo atendimento educacional que consi-
dere as singularidades de cada estudante. Planos individualizados para seu
atendimento e acompanhamento são indispensáveis para uma educação de
boa qualidade, com mediações e apoios suficientes, adequados para estu-
dantes e seus professores. A despeito de limitações pessoais, os estudantes se
beneficiam de um programa educacional adequado às suas potencialidades
e necessidades especiais, com currículos flexíveis e acessibilidade plena.
Exigências ambientais complexas podem evidenciar mais dificuldades para
os estudantes, em que pesem suas capacidades. Vários tipos de apoio podem
ser propiciados: tecnológico, material, espiritual, psicológico, moral, técni-
co, entre outros. Alguns exemplos estão listados abaixo.
• Garantir atendimento educacional especializado (AEE), provendo
equipamentos e materiais para atender às necessidades do estudante.
• Encorajar e apoiar a realização de tarefas escolares, preferencialmente
realizadas em grupo e de modo colaborativo.
• Realizar modificações no ambiente escolar e nos procedimentos didá-
tico-pedagógicos que propiciem a aprendizagem dos conteúdos curri-
culares.
• Promover adequações no lar que promovam autonomia da pessoa nas
atividades cotidianas e escolares.
• Favorecer e estimular a aquisição de habilidades para o uso de tecnolo-
gia assistiva.
Promover a integração escola-família-comunidade.
Favorecer o desenvolvimento de habilidades adaptativas sociais de comuni-
cação, cuidados pessoais e autonomia, encorajando e facilitando a partici-
pação do estudante.
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