Page 116 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Deficiências que requeiram múltiplos apoios intensos e contínuos costu-
          mam provocar reações sociais menos receptivas às necessidades do estudante
          e ao seu atendimento adequado nos contextos escolar e comunitário. Por
          desconhecimento, descompromisso, negligência ou qualquer outro motivo,
          as oportunidades educacionais e inclusivas são reduzidas. Faz-se necessário
          transformar as culturas para obter igualdade de direitos e de oportunidades.
          Deficiências associadas implicam diferentes condições cognitivas, psico-
          motoras, socioafetivas, comunicativas, de mobilidade, autonomia e inde-
          pendência, entre outras, requerendo atendimento educacional que consi-
          dere as singularidades de cada estudante. Planos individualizados para seu
          atendimento e acompanhamento são indispensáveis para uma educação de
          boa qualidade, com mediações e apoios suficientes, adequados para estu-
          dantes e seus professores. A despeito de limitações pessoais, os estudantes se
          beneficiam de um programa educacional adequado às suas potencialidades
          e necessidades especiais, com currículos flexíveis e acessibilidade plena.
          Exigências ambientais complexas podem evidenciar mais dificuldades para
          os estudantes, em que pesem suas capacidades. Vários tipos de apoio podem
          ser propiciados: tecnológico, material, espiritual, psicológico, moral, técni-
          co, entre outros. Alguns exemplos estão listados abaixo.

          •   Garantir atendimento educacional especializado (AEE), provendo
              equipamentos e materiais para atender às necessidades do estudante.
          •   Encorajar e apoiar a realização de tarefas escolares, preferencialmente
              realizadas em grupo e de modo colaborativo.
          •   Realizar modificações no ambiente escolar e nos procedimentos didá-
              tico-pedagógicos que propiciem a aprendizagem dos conteúdos curri-
              culares.
          •   Promover adequações no lar que promovam autonomia da pessoa nas
              atividades cotidianas e escolares.
          •   Favorecer e estimular a aquisição de habilidades para o uso de tecnolo-
              gia assistiva.

          Promover a integração escola-família-comunidade.
          Favorecer o desenvolvimento de habilidades adaptativas sociais de comuni-
          cação, cuidados pessoais e autonomia, encorajando e facilitando a partici-
          pação do estudante.




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