Page 114 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 114
• deficiência física associada à deficiência intelectual;
• deficiência física associada aos impedimentos de natureza mental.
b) impedimentos de natureza sensorial e mental. Exemplificam essa
condição:
• deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
• deficiência auditiva associada aos impedimentos de natureza mental;
• deficiência visual associada à deficiência intelectual;
• deficiência visual associada aos impedimentos de natureza mental.
c) impedimentos de natureza sensorial e física. São exemplos dessa
condição:
• deficiência auditiva associada à deficiência física;
• deficiência visual associada à deficiência física.
d) impedimentos de natureza física, mental e sensorial. Ilustram essa
condição:
• deficiência física associada à deficiência visual e à deficiência intelec-
tual.
• deficiência física associada à deficiência visual e aos impedimentos de
natureza mental.
• deficiência física associada à deficiência auditiva e à deficiência inte-
lectual.
• deficiência física associada à deficiência auditiva e aos impedimentos
de natureza mental.
• deficiência física associada à deficiência visual e à deficiência auditiva.
12.5.1 Gestão do currículo na classe inclusiva
A deficiência múltipla abrange, portanto, um público amplo e diversifica-
do, com habilidades e necessidades educacionais singulares. Os impedi-
mentos também afetam de modo diferenciado o funcionamento indivi-
dual e social. Quanto mais precocemente aparecem e quanto mais tardias
forem as medidas educativas e preventivas, mais significativa pode ser a
114 Diretrizes Curriculares Maristas