Page 111 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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professor de atendimento educacional especializado (AEE) em relação
à pesquisa e à experimentação da tecnologia assistiva indicada para
aquisição e disponibilização ao estudante. Outros profissionais podem
orientar essas providências (área da saúde, informática, design, enge-
nharia, arquitetura ou outros). Sugestões práticas sobre atendimento
educacional especializado para estudantes com deficiência física foram
produzidas por Schirmer et al. (2007).
d) Uso de apoios para locomoção e posicionamentos no ambiente.
Nesse aspecto, devem ser consideradas na escola as providências elencadas
abaixo, algumas visualizadas na Figura 5.
• Com orientação especializada, solicitar e apoiar o estudante a utilizar re-
cursos para seu deslocamento: bengala, andador, cadeira de rodas. Mes-
mo com marcha independente, o estudante pode necessitar de um auxí-
lio-locomoção para percorrer distâncias maiores ou ter mais segurança.
• Adequar as atividades propostas, uma vez que, dependendo do recurso
para deslocamento, o estudante pode não ter as mãos livres para manu-
seio de objetos e realização de tarefas.
• Propiciar ajustes no tempo para estudantes que requererem.
Figura 5. Tecnologia assistiva para lomoção e postura de pessoas com defi-
ciência física.
práticas e serviços que objetivam promover a funcionalida-
de, relacionada à atividade e participação de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando
sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão
social”. Secretaria dos Direitos
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