Page 111 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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professor de atendimento educacional especializado (AEE) em relação
                       à pesquisa e à experimentação da tecnologia assistiva indicada para
                       aquisição e disponibilização ao estudante. Outros profissionais podem
                       orientar essas providências (área da saúde, informática, design, enge-
                       nharia, arquitetura ou outros). Sugestões práticas sobre atendimento
                       educacional especializado para estudantes com deficiência física foram
                       produzidas por Schirmer et al. (2007).

                    d)  Uso de apoios para locomoção e posicionamentos no ambiente.
                    Nesse aspecto, devem ser consideradas na escola as providências elencadas
                    abaixo, algumas visualizadas na Figura 5.
                    •   Com orientação especializada, solicitar e apoiar o estudante a utilizar re-
                       cursos para seu deslocamento: bengala, andador, cadeira de rodas. Mes-
                       mo com marcha independente, o estudante pode necessitar de um auxí-
                       lio-locomoção para percorrer distâncias maiores ou ter mais segurança.

                    •   Adequar as atividades propostas, uma vez que, dependendo do recurso
                       para deslocamento, o estudante pode não ter as mãos livres para manu-
                       seio de objetos e realização de tarefas.
                    •   Propiciar ajustes no tempo para estudantes que requererem.

                    Figura 5. Tecnologia assistiva para lomoção e postura de pessoas com defi-
                    ciência física.
















                                           práticas e serviços que objetivam promover a funcionalida-
                                           de, relacionada à atividade e participação de pessoas com
                                           deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando
                                           sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão
                                           social”. Secretaria dos Direitos




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