Page 115 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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sua influência. Lamentavelmente, a literatura e as pesquisas na área são es-
                    cassas, assim como o são os registros das práticas pedagógicas.
                    Os aspectos descritos a seguir são relevantes para avaliação, planificação e
                    desenvolvimento curricular, tendo em vista as necessidades educacionais
                    do estudante com múltipla deficiência (CADER-NASCIMENTO, 2015).
                    •   Condições pessoais: idade, gênero, aspectos socioeconômicos, autono-
                       mia, autoconceito, autoestima, interesse, motivação social, habilida-
                       des, dificuldades específicas com impacto na educação etc.
                    •   Natureza, abrangência e número dos impedimentos associados.
                    •   Impactos dos impedimentos na aprendizagem e no desenvolvimento.

                    •   Idade de origem desses impedimentos.
                    •   Natureza, intensidade e duração dos apoios requeridos.
                    •   Condições favoráveis e desfavoráveis do contexto familiar.
                    •   Indicação para medidas preventivas e interventivas.
                    •   Condições de participação em diferentes contextos.

                    A associação simultânea de deficiências de naturezas diversas tem efeitos
                    diferenciados na aprendizagem, funcionalidade e no desenvolvimento dos
                    estudantes, além de implicações que afetam suas oportunidades de parti-
                    cipação social e produtividade em diferentes contextos. Representam ne-
                    cessidades especiais diferentes e recomendam formas diversas de promover
                    apoio à educação do estudante, de modo a desenvolverem plenamente suas
                    potencialidades.
                    As realizações educacionais e comunitárias não dependem diretamente do
                    número de deficiências, mas de fatores como: funcionalidade individual;
                    disponibilidades pessoais; barreiras e facilidades contextuais; oportunida-
                    des de inclusão social, entre outros aspectos. Para ilustrar, um estudante
                    com duas deficiências de menor gravidade, por exemplo, baixa visão asso-
                    ciada à deficiência física por lesão medular, pode ter mais oportunidades
                    de êxito na escola do que um estudante com diagnóstico de transtorno
                    do espectro autista grave. Múltiplas variáveis interferem na funcionalidade
                    individual desses estudantes e na interação com barreiras e oportunidades
                    ambientais. Desse modo, a associação de deficiências provoca diferentes
                    condições de oportunidades e limitações.




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