Page 119 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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motivem a pessoa surdocega a comunicar-se e a desenvolver formas de co-
                    municação nos modos enumerados a seguir.
                    •   Método Tadoma: colocar a mão sobre os lábios, a face e o pescoço para
                       sentir a vibração da voz.

                    •   Libras (em campo reduzido ou tátil).
                    •   Fala (ampliada ou próxima à prótese auditiva do estudante).
                    •   Escrita (texto ampliado e/ou com uso de contraste; delineado no corpo
                       do estudante, produzido no computador ou em papel braile).

                    •   Alfabeto manual.
                    •   Gestos naturais.
                    •   Sistema Braille tradicional (no papel) ou digital (realizado no corpo do
                       estudante: dedos, braços, mão etc.).
                    •   Alfabeto Moon (desenhos em relevo).
                    •   Sistema pictográfico: símbolos, figuras que significam ações, objetos
                       de referência (exemplo: figura do copo — beber).

                    •   Letra de fôrma (desenhadas nas mãos).
                    •   Pistas: objetos ou símbolos colados em cartões ou em outro material.
                    •   Caderno de Comunicação: desenhos que indicam atividades.
                    •   Tábua de Comunicação: letras em relevo ou pontos de Braille em rele-
                       vo, em uma placa.
                    •   Desenhos, figuras e objetos.
                    •   Dramatizações.
                    •   Descrição e exemplificações de situações diversas.

                    •   Uso dos sentidos remanescentes: tato, olfato, cinestésico.
                    Os modos de comunicação preferidos são aqueles utilizados com maior
                    facilidade e autonomia por parte do estudante (língua de sinais tátil; sole-
                    tração manual; fala ampliada; língua de sinais em campo reduzido; registro
                    escrito em partes do corpo do estudante etc.). O acesso à informação e à
                    comunicação viabiliza sua inclusão escolar e o acompanhamento dos conte-
                    údos curriculares. Há situações, entretanto, em que




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