Page 120 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.6.2 Gestão do currículo na classe inclusiva
          Maia (2017) indica aspectos a serem considerados em programas de atendi-
          mento ao estudante surdocego, apresentados a seguir.
          •   Realizar atividades significativas e relacionadas às experiências e situa-
              ções de vida cotidiana dos estudantes.

          •   Estimular o uso de todos os meios de comunicação.
          •   Adotar uma abordagem positiva em resposta aos erros cometidos pelo
              estudante, entendendo-o como demandas de apoio, de flexibilidade de
              tempo para realizar as atividades e de promoção de mais experiências
              nas situações almejadas.
          •   Repetir as situações de aprendizagem.

          •   Promover um ambiente seguro, favorável aos padrões de imitação e às
              relações sociais positivas.
          •   Firmar atitudes docentes receptivas, coerentes e reguladoras do com-
              portamento (estabelecimento de limites) e baseadas em expectativas
              positivas.
          •   Apoiar o estudante para organizar o tempo, as atividades cotidianas e
              o pensamento, mediante rotina com atividades claramente definidas.
          •   Planejar situações estruturadas de aprendizagem, objetivando o êxito
              do estudante.
          •   Dar tempo suficiente e oportunidades favoráveis para que o estudante
              dê respostas às demandas docentes.
          •   Adotar critérios para a escolha de procedimentos, materiais e tarefas
              para o estudante.
          Cader-Nascimento (2015) enfatiza que o estudante surdocego tem uma
          percepção limitada do ambiente, restrita ao que pode ser tocado e às experi-
          ências relacionadas ao que lhe é comunicado pelos interlocutores. A media-
          ção docente lhe possibilita acesso a materiais adaptados, entre eles, de leitu-
          ra e escrita (textos ampliados e/ou com contraste, sistema Braille, materiais
          em relevo etc.), fazendo-se acompanhar das informações correspondentes.
          As atividades de sala de aula podem ser apoiadas por guia-intérprete ou tu-
          tor, inclusive para acesso às informações veiculadas pelo professor regente.





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