Page 117 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Adequar o currículo em objetivos, conteúdos e materiais pedagógicos e de
                    aprendizagem, de modo a torná-los mais acessíveis.
                    O estudante com deficiência múltipla necessita, como seus pares, de estímu-
                    lo e encorajamento favoráveis à sua aprendizagem, ao seu desenvolvimento,
                    à sua inclusão e formação pessoal. Além dos objetivos destinados a todos os
                    estudantes e das finalidades da educação igualmente consideradas, algumas
                    especificidades precisam ser identificadas e promovidas em sua educação,
                    lembrando-se de condições socioculturais mais amplas que impactam sua
                    vida e subjetividade, como situações contextuais mais próximas que contri-
                    buem para sua promoção humana ou a dificultam. A superação de suas difi-
                    culdades implica a coletividade, o compromisso político e a responsabilida-
                    de social. Cabe à escola equipar-se para exercer seu papel nesses propósitos.


                    12.6  Classe inclusiva e estudantes com surdocegueira
                    Segundo Nascimento e Maia (2006, p. 11), “A criança surdocega não é uma
                    criança surda que não pode ver e nem um cego que não pode ouvir, mas
                    uma condição com características únicas, que resultam do efeito combina-
                    do das deficiências auditiva e visual”. Como resultado, surgem dificuldades
                    a serem superadas em relação à educação, ao trabalho, ao lazer e a outros
                    aspectos da vida comunitária.
                    Pode-se identificar tipos diferentes de surdocegueira, nem sempre se verifi-
                    cando a perda total dos dois sentidos.

                    •   Cegueira congênita e surdez adquirida.
                    •   Surdez congênita e cegueira adquirida.
                    •   Cegueira e surdez congênitas.
                    •   Cegueira e surdez adquiridas.
                    •   Baixa visão com surdez congênita.

                    •   Baixa visão com surdez adquirida.
                    Essas diferenças refletem-se nas condições dos estudantes e implicam ne-
                    cessidades educacionais especiais diferenciadas, que serão consideradas na
                    escola em termos de atenção pedagógica. Para o Grupo Brasil de Apoio ao
                    Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial (2018), situações diferentes
                    ocorrem quando a surdocegueira é pré-linguística ou pós-liguística. No




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