Page 113 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Uso da comunicação aumentativa e alternativa, para atender às neces-
                       sidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.
                    •   Adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos
                       educandos.

                    •   Apoio do professor de AEE para desenvolver projetos em parceria com
                       profissionais da arquitetura, engenharia, técnicos em edificações, vi-
                       sando à promoção da acessibilidade arquitetônica.

                    •   Adequação de recursos da informática: teclado, mouse, ponteira de
                       cabeça, programas especiais, acionadores, entre outros.
                    •   Uso de mobiliário adequado propiciados pela escola: mesas, cadeiras,
                       quadro, entre outros.
                    •   Solicitação e treinamento para uso de recursos de auxílio à mobilidade:
                       cadeiras de rodas, andadores, entre outros.
                    12.4.4  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
                    dantes com deficiência física

                    •   Associação Brasileira de Paralisia Cerebral:
                       http://www.paralisiacerebral.org.br.
                    •   Filme: Meu pé esquerdo. Título original: My left foot. Direção: Jim
                       Sheridan. Produção: Noel Pearson. Gênero: Drama. Tempo de dura-
                       ção: 103 minutos. 1989.


                    12.5 Classe inclusiva e estudantes com deficiência múltipla
                    O Decreto n. 5.296/2004 (BRASIL, 2017e), no art. 5º, § 1º, define defici-
                    ência múltipla como a associação de duas ou mais deficiências. Parafrasean-
                    do e adaptando os termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
                    Deficiência (BRASIL 2016), pode-se definir deficiência múltipla como a
                    associação entre dois ou mais impedimentos de natureza física, mental,
                    intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem
                    obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de con-
                    dições com as demais pessoas. A simultaneidade de impedimentos não tem
                    relação de dependência entre si e pode ser constituída, entre outras, por:
                    a)   impedimentos de natureza física e mental. São exemplos dessa
                       condição:




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                Figura 5. Prancha para comunicação aumentativa e alternativa.
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