Page 113 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Uso da comunicação aumentativa e alternativa, para atender às neces-
sidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.
• Adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos
educandos.
• Apoio do professor de AEE para desenvolver projetos em parceria com
profissionais da arquitetura, engenharia, técnicos em edificações, vi-
sando à promoção da acessibilidade arquitetônica.
• Adequação de recursos da informática: teclado, mouse, ponteira de
cabeça, programas especiais, acionadores, entre outros.
• Uso de mobiliário adequado propiciados pela escola: mesas, cadeiras,
quadro, entre outros.
• Solicitação e treinamento para uso de recursos de auxílio à mobilidade:
cadeiras de rodas, andadores, entre outros.
12.4.4 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com deficiência física
• Associação Brasileira de Paralisia Cerebral:
http://www.paralisiacerebral.org.br.
• Filme: Meu pé esquerdo. Título original: My left foot. Direção: Jim
Sheridan. Produção: Noel Pearson. Gênero: Drama. Tempo de dura-
ção: 103 minutos. 1989.
12.5 Classe inclusiva e estudantes com deficiência múltipla
O Decreto n. 5.296/2004 (BRASIL, 2017e), no art. 5º, § 1º, define defici-
ência múltipla como a associação de duas ou mais deficiências. Parafrasean-
do e adaptando os termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência (BRASIL 2016), pode-se definir deficiência múltipla como a
associação entre dois ou mais impedimentos de natureza física, mental,
intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem
obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de con-
dições com as demais pessoas. A simultaneidade de impedimentos não tem
relação de dependência entre si e pode ser constituída, entre outras, por:
a) impedimentos de natureza física e mental. São exemplos dessa
condição:
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Figura 5. Prancha para comunicação aumentativa e alternativa.