Page 123 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   apresentar as informações com clareza, apoiando a compreensão com
                       exemplos, pistas visuais, verbais e concretas, quando necessário;
                    •   trabalhar com a ludicidade, por meio de jogos e situações vivenciais;
                    •   considerar as intervenções de saúde que o estudante possa ter, por meio
                       de articulação escola-família-profissionais da saúde.
                    Uma característica precoce do transtorno é o prejuízo na atenção comparti-
                    lhada (ausência do gesto de apontar, mostrar ou trazer objetos para compar-
                    tilhar, dificuldade para seguir o gesto ou o olhar de outrem). Todas as carac-
                    terísticas mencionadas devem representar um prejuízo no funcionamento
                    individual nas dimensões social, profissional e outras áreas importantes da
                    vida. A gravidade é avaliada pela necessidade de apoio necessário à pessoa na
                    comunicação social e nos comportamentos restritivos e repetidos, categori-
                    zando-se em três níveis: (a) exigindo apoio; (b) exigindo apoio substancial;
                    e (c) exigindo apoio muito substancial.
                    A criança com autismo pode apresentar alguns padrões de comportamento,
                    tais como:

                    •   não participar de atividades em grupo, em geral se isolando;
                    •   apresentar comportamentos inadequados;
                    •   não fixar o olhar em pessoas e objetos;
                    •   não estabelecer vínculos afetivos e interpessoais;
                    •   apresentar dificuldades na comunicação verbal e não verbal (podendo
                       ou não desenvolver a linguagem oral, apresentando fala imatura mar-
                       cada por jargões e ecolalia);

                    •   apresentar dificuldade de interpretar linguagem corporal, expressão
                       facial, ironia, sarcasmo, piadas;
                    •   apresentar padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados;

                    •   apresentar resistência a mudanças, apego a rotinas, objetos específicos
                       e fascínio por peças de movimentos, em especial rotativo;
                    •   apresentar ilhas de interesse restritas;

                    •   apresentar comportamento compulsório e prolongado (podendo rea-
                       lizar a mesma tarefa por tempo indeterminado);





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