Page 123 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• apresentar as informações com clareza, apoiando a compreensão com
exemplos, pistas visuais, verbais e concretas, quando necessário;
• trabalhar com a ludicidade, por meio de jogos e situações vivenciais;
• considerar as intervenções de saúde que o estudante possa ter, por meio
de articulação escola-família-profissionais da saúde.
Uma característica precoce do transtorno é o prejuízo na atenção comparti-
lhada (ausência do gesto de apontar, mostrar ou trazer objetos para compar-
tilhar, dificuldade para seguir o gesto ou o olhar de outrem). Todas as carac-
terísticas mencionadas devem representar um prejuízo no funcionamento
individual nas dimensões social, profissional e outras áreas importantes da
vida. A gravidade é avaliada pela necessidade de apoio necessário à pessoa na
comunicação social e nos comportamentos restritivos e repetidos, categori-
zando-se em três níveis: (a) exigindo apoio; (b) exigindo apoio substancial;
e (c) exigindo apoio muito substancial.
A criança com autismo pode apresentar alguns padrões de comportamento,
tais como:
• não participar de atividades em grupo, em geral se isolando;
• apresentar comportamentos inadequados;
• não fixar o olhar em pessoas e objetos;
• não estabelecer vínculos afetivos e interpessoais;
• apresentar dificuldades na comunicação verbal e não verbal (podendo
ou não desenvolver a linguagem oral, apresentando fala imatura mar-
cada por jargões e ecolalia);
• apresentar dificuldade de interpretar linguagem corporal, expressão
facial, ironia, sarcasmo, piadas;
• apresentar padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados;
• apresentar resistência a mudanças, apego a rotinas, objetos específicos
e fascínio por peças de movimentos, em especial rotativo;
• apresentar ilhas de interesse restritas;
• apresentar comportamento compulsório e prolongado (podendo rea-
lizar a mesma tarefa por tempo indeterminado);
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