Page 127 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.7.3 Abordagens teóricas sobre TEA
Não existe uma forma única para educar ou atender pessoas com autismo
(BOSA, 2006). Diversas abordagens teóricas e interdisciplinares são adota-
das atualmente para escolarizar esses estudantes e promover o seu desenvol-
vimento, sendo duas abordadas neste manual: as perspectivas baseadas na
Psicologia Cognitivo-comportamental e a histórico-cultura.
12.7.3.1 Perspectivas cognitivo-comportamentais
Algumas ferramentas pedagógicas baseadas na Psicologia Cognitivo- com-
portamental são valorizadas como recursos auxiliares de impacto positivo
na educação dos estudantes com autismo, como tecnologia assistiva para
comunicação (Figura 5), entre outros.
Figura 5. Prancha para comunicação aumentativa e alternativa.
A Figura 5 ilustra um recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa
Fonte: Google Imagens.
(CAA), prancha adotada para pessoas com grande dificuldade na comu-
nicação verbal. Estratégias dessa natureza são os sistemas facilitadores de
comunicação que usam sinais, figuras e fotos, a exemplo do PECS (Picture
Exchange Communication System). Outros recursos educacionais para esses
estudantes são listados a seguir.
• Estratégias com uso de fichas, álbum com figuras, pistas visuais e outros.
• Uso de dispositivos de comunicação computadorizados.
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