Page 127 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.7.3 Abordagens teóricas sobre TEA
                    Não existe uma forma única para educar ou atender pessoas com autismo
                    (BOSA, 2006). Diversas abordagens teóricas e interdisciplinares são adota-
                    das atualmente para escolarizar esses estudantes e promover o seu desenvol-
                    vimento, sendo duas abordadas neste manual: as perspectivas baseadas na
                    Psicologia Cognitivo-comportamental e a histórico-cultura.
                    12.7.3.1 Perspectivas cognitivo-comportamentais

                    Algumas ferramentas pedagógicas baseadas na Psicologia Cognitivo- com-
                    portamental são valorizadas como recursos auxiliares de impacto positivo
                    na educação dos estudantes com autismo, como tecnologia assistiva para
                    comunicação (Figura 5), entre outros.
                    Figura 5. Prancha para comunicação aumentativa e alternativa.




















                    A Figura 5 ilustra um recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa
                                            Fonte: Google Imagens.
                    (CAA), prancha adotada para pessoas com grande dificuldade na comu-
                    nicação verbal. Estratégias dessa natureza são os sistemas facilitadores de
                    comunicação que usam sinais, figuras e fotos, a exemplo do PECS (Picture
                    Exchange Communication System). Outros recursos educacionais para esses
                    estudantes são listados a seguir.
                    •   Estratégias com uso de fichas, álbum com figuras, pistas visuais e outros.
                    •   Uso de dispositivos de comunicação computadorizados.







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