Page 132 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Muitas crianças autistas têm dificuldades no controle motor das mãos e
              dificuldade em usar o mouse, por isso adequações podem ser buscadas.
              Algumas não entendem que o mouse move a seta na tela e precisam de
              orientação.

          •   Associar figuras às palavras escritas. Os métodos fônicos e de pala-
              vração facilitam a aprendizagem da leitura e escrita, em particular se
              associados ao uso de figuras.
          •   Reduzir sons altos, porque provocam comportamentos indesejados no
              estudante autista, devido à sua alta sensibilidade aos sons. Caso neces-
              sário, pode-se utilizar recursos de aproximação lenta do som e aumen-
              to gradativo de sua intensidade, além de esclarecimentos e familiarida-
              de sobre controle das fontes sonoras. Dispositivos nas orelhas podem
              reduzir o desconforto com sons altos que não podem ser evitados.
          •   Atentar para a iluminação nos ambientes. Algumas pessoas autistas são
              incomodadas por distrações visuais e luzes fluorescentes.
          •   Dar informações e tarefas visuais e auditivas separadamente, mesmo
              quando utilizando sequência. Algumas crianças e certos adultos não
              verbais não podem processar simultaneamente sensações visuais e au-
              ditivas.
          •   Dar atenção ao toque. Pessoas não verbais adultas podem aceitá-lo
              melhor na comunicação.
          •   Ensinar as letras utilizando modelos em prático, para serem tocadas e
              sentidas. Nesse sentido, pode-se associar tarefas e atividades em conta-
              to prévio com objetos correspondentes. Por exemplo, quinze minutos
              antes do almoço, dar à pessoa uma colher para segurar ou deixá-la se-
              gurar um carro de brinquedo alguns minutos antes de entrar no carro.
          •   Aproximar o teclado do computador da tela, permitindo a visualização
              simultânea de ambos.
          •   Trabalhar primeiro com objetos reais e fotos, depois com o traçado.
          •   Propiciar contraste reduzido, entre tinta e papel. Estudantes com pro-
              blemas de processamento visual leem mais facilmente desse modo. Por
              exemplo: o uso de papel azul claro, cinza ou verde claro é mais apro-
              priado para registros gráficos.






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