Page 132 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Muitas crianças autistas têm dificuldades no controle motor das mãos e
dificuldade em usar o mouse, por isso adequações podem ser buscadas.
Algumas não entendem que o mouse move a seta na tela e precisam de
orientação.
• Associar figuras às palavras escritas. Os métodos fônicos e de pala-
vração facilitam a aprendizagem da leitura e escrita, em particular se
associados ao uso de figuras.
• Reduzir sons altos, porque provocam comportamentos indesejados no
estudante autista, devido à sua alta sensibilidade aos sons. Caso neces-
sário, pode-se utilizar recursos de aproximação lenta do som e aumen-
to gradativo de sua intensidade, além de esclarecimentos e familiarida-
de sobre controle das fontes sonoras. Dispositivos nas orelhas podem
reduzir o desconforto com sons altos que não podem ser evitados.
• Atentar para a iluminação nos ambientes. Algumas pessoas autistas são
incomodadas por distrações visuais e luzes fluorescentes.
• Dar informações e tarefas visuais e auditivas separadamente, mesmo
quando utilizando sequência. Algumas crianças e certos adultos não
verbais não podem processar simultaneamente sensações visuais e au-
ditivas.
• Dar atenção ao toque. Pessoas não verbais adultas podem aceitá-lo
melhor na comunicação.
• Ensinar as letras utilizando modelos em prático, para serem tocadas e
sentidas. Nesse sentido, pode-se associar tarefas e atividades em conta-
to prévio com objetos correspondentes. Por exemplo, quinze minutos
antes do almoço, dar à pessoa uma colher para segurar ou deixá-la se-
gurar um carro de brinquedo alguns minutos antes de entrar no carro.
• Aproximar o teclado do computador da tela, permitindo a visualização
simultânea de ambos.
• Trabalhar primeiro com objetos reais e fotos, depois com o traçado.
• Propiciar contraste reduzido, entre tinta e papel. Estudantes com pro-
blemas de processamento visual leem mais facilmente desse modo. Por
exemplo: o uso de papel azul claro, cinza ou verde claro é mais apro-
priado para registros gráficos.
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