Page 133 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 133
• Para generalizar um princípio, utilizar vários contextos, de modo a evi-
tar que a regra só se aplique à única situação específica. A generalização
no ensino é muitas vezes um problema para estudantes com autismo.
• Ensinar atividades em sequência. Por exemplo: para calçar o sapato,
direcionar as mãos da criança para o sapato, usando o método mão-
-sobre-mão, deslizando o sapato ao pé da criança. Isso permite que a
criança sinta toda a tarefa de colocá-lo. A sequenciação é muito difícil
para indivíduos com autismo grave.
• Associar, quando possível, o estímulo novo ao conhecido ou conven-
cional. Os estudantes têm mais facilidade em atuar com situações e
objetos familiares.
Essas dicas podem ser utilizadas pelos professores como referências para
criar novas e adequadas estratégias de ensino a situações diferenciadas em
sala de aula. Ao considerar a perspectiva histórico-cultural na educação de
estudantes com TEA, é fundamental considerar a importância da lingua-
gem e a participação do estudante como sujeito ativo. Também é essencial
evitar a mecanização dos processos de ensino-aprendizagem, que reduz a
aprendizagem à funcionalidade do corpo no ambiente, e valorizar a aquisi-
ção e a construção de conhecimentos que integrem as dimensões múltiplas
que constituem o sujeito.
Outras sugestões e recomendações ao professor podem, ainda, contribuir
para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes com TEA no
contexto escolar comum, segundo relato de professores que atuam na área.
• Estruturar rotinas de sala de aula. Em caso de mudança, informar ao
estudante o que irá acontecer, antecipadamente.
• Promover ações que possibilitem conhecimento e afinidade entre os
estudantes, para que possam estabelecer vínculos afetivos.
• Descobrir interesses do estudante, contextualizando-os com os demais
conteúdos a serem apresentados.
• Posicionar o estudante nas primeiras cadeiras nos contextos de apren-
dizagem.
• Incentivar o uso de agendas, cadernos, álbuns que favoreçam a comu-
nicação.
133