Page 135 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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relacionamento social e no pensamento abstrato. Normalmente, crianças
e adolescentes que possuem essa síndrome não apresentam problemas de
linguagem, comuns a outras formas de autismo. Suas falas são mais fluentes
e as dificuldades de aprendizagem, nesse sentido, não são tão marcantes. A
ansiedade e a depressão também podem estar associadas à síndrome.
A síndrome de Asperger está relacionada com o autismo, diferenciando-se
deste por não comportar nenhum comprometimento no desenvolvimento
cognitivo ou de linguagem. Comumente, indivíduos com tal diagnóstico
não apresentam os clássicos atrasos no desenvolvimento, o que pode gerar
diagnóstico tardio. Nesses casos, a síndrome se manifesta de forma mais
aparente, em média, “por volta dos seis anos quando as interações sociais
e afetivas se tornam mais frequentes e ocorrem de modo imperativo” (CA-
MARGOS et al., 2013. p. 41).
De acordo com Camargos (2013), a síndrome de Asperger também pode
acarretar prejuízos na área de interação interpessoal, na comunicação e no
comportamento, além de ocasionar interesses restritos e repetitivos. As pes-
soas com a síndrome podem apresentar dificuldade para decodificar sinais
aparentemente evidentes, como perceber se uma pessoa está contente ou
triste pela expressão facial ou pelo tom de voz. Tal dificuldade pode originar
problemas de comunicação e interação social.
Crianças com síndrome de Asperger, na maioria dos casos, querem ser so-
ciáveis e estabelecer relações, mas, em função de algumas características,
tendem a isolar-se. Não necessariamente, porém, preocupam-se com essa
questão. Embora possam querer ter mais amizades, não conseguem criar es-
tratégias para desenvolvê-las ou consolidá-las. Muitas vezes, pela tendência
da linguagem, podem aparentar pedância e formalidade, o que pode resul-
tar em afastamento dos colegas, para evitar excessiva exposição.
Na maioria dos casos, as crianças com síndrome de Asperger apresentam in-
teligência média ou acima da média, além de uma excelente memória. En-
tretanto, demonstram dificuldades de aprendizagem no que corresponde a
questões comportamentais, tais como: comentários irrelevantes; interrup-
ções inapropriadas; fala sobreposta à do outro; dificuldade em compreender
linguagem complexa e palavras de múltiplos significados.
Essas crianças podem desenvolver interesse obsessivo por um determinado as-
sunto, muitas vezes detêm-se à compreensão literal da linguagem, geralmente
são desajeitadas, apresentam dificuldade de coordenação motora, criam uma
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