Page 139 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Desenvolver atividades lúdicas com músicas e brinquedos de movi-
mentos que possam estimular a crianças, evitando, porém, a superes-
timulação.
• Auxiliar a utilização das mãos com finalidade. Telas sensíveis ao toque,
dispositivos sonoros e instrumentos musicais podem ser recursos favo-
ráveis ao aprendizado.
• Utilizar objetos, fotografias ou símbolos que ajudem a criança a estabe-
lecer referência com a atividade seguinte. Por exemplo, se for para aula
de natação, colocar uma toalha sobre o ombro da criança, assim ela
entenderá de forma significativa a proposta.
• Reservar para a criança espaços com menores estímulos visuais e sono-
ros. Essa prática pode auxiliar a criança a manter-se concentrada.
• Ter paciência e aguardar a resposta do estudante. Elogiar a presteza e
esperar a resposta ajudará a estimular sua confiança e autoestima.
• Caso a criança adormeça no ambiente escolar, acordá-la gentilmente,
evitando sustos. Entretanto, o sono durante o dia, salvo com justifica-
tivas médicas, pode comprometer o padrão do sono noturno.
• Propiciar um espaço diferenciado de atendimento ou de estímulo para
aprendizagem, como forma de complementação do processo de en-
sino. A criação de Sala de Recursos Multifuncionais ou adequação de
instrumentos para atendimento individualizado podem ser alternati-
vas favoráveis ao estudante.
• Quando possível e com a permissão da família, utilizar gravações de
vídeo para acompanhar e avaliar a comunicação formal e interativa da
criança.
Crianças com síndrome de Rett geralmente precisam de equipamentos para
caminhar, competindo à escola oferecer espaço acessível. Em função das
características específicas da síndrome, faz-se necessário um acompanha-
mento complementar da aprendizagem, que pode ser realizado pelo atendi-
mento educacional especializado (AEE).
A preparação e o conhecimento a respeito da síndrome de Rett por parte
da equipe pedagógica da escola, agregada com os demais profissionais de
saúde envolvidos no acompanhamento do desenvolvimento da criança e o
constante contato com os pais, são imprescindíveis para melhor estímulo
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