Page 139 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Desenvolver atividades lúdicas com músicas e brinquedos de movi-
                       mentos que possam estimular a crianças, evitando, porém, a superes-
                       timulação.
                    •   Auxiliar a utilização das mãos com finalidade. Telas sensíveis ao toque,
                       dispositivos sonoros e instrumentos musicais podem ser recursos favo-
                       ráveis ao aprendizado.
                    •   Utilizar objetos, fotografias ou símbolos que ajudem a criança a estabe-
                       lecer referência com a atividade seguinte. Por exemplo, se for para aula
                       de natação, colocar uma toalha sobre o ombro da criança, assim ela
                       entenderá de forma significativa a proposta.
                    •   Reservar para a criança espaços com menores estímulos visuais e sono-
                       ros. Essa prática pode auxiliar a criança a manter-se concentrada.
                    •   Ter paciência e aguardar a resposta do estudante. Elogiar a presteza e
                       esperar a resposta ajudará a estimular sua confiança e autoestima.

                    •   Caso a criança adormeça no ambiente escolar, acordá-la gentilmente,
                       evitando sustos. Entretanto, o sono durante o dia, salvo com justifica-
                       tivas médicas, pode comprometer o padrão do sono noturno.
                    •   Propiciar um espaço diferenciado de atendimento ou de estímulo para
                       aprendizagem, como forma de complementação do processo de en-
                       sino. A criação de Sala de Recursos Multifuncionais ou adequação de
                       instrumentos para atendimento individualizado podem ser alternati-
                       vas favoráveis ao estudante.
                    •   Quando possível e com a permissão da família, utilizar gravações de
                       vídeo para acompanhar e avaliar a comunicação formal e interativa da
                       criança.
                    Crianças com síndrome de Rett geralmente precisam de equipamentos para
                    caminhar, competindo à escola oferecer espaço acessível. Em função das
                    características específicas da síndrome, faz-se necessário um acompanha-
                    mento complementar da aprendizagem, que pode ser realizado pelo atendi-
                    mento educacional especializado (AEE).
                    A preparação e o conhecimento a respeito da síndrome de Rett por parte
                    da equipe pedagógica da escola, agregada com os demais profissionais de
                    saúde envolvidos no acompanhamento do desenvolvimento da criança e o
                    constante contato com os pais, são imprescindíveis para melhor estímulo




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