Page 141 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Capacidade de liderança: refere-se à sensibilidade interpessoal, atitude
                       cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, ao po-
                       der de persuasão e de influência no grupo, à habilidade de desenvolver
                       uma interação produtiva com os demais.

                    •   Talento especial para artes: envolve alto desempenho em artes plásti-
                       cas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas (por exemplo, facilidade
                       para expressar ideias visualmente; sensibilidade ao ritmo musical; faci-
                       lidade em usar gestos e expressão facial para comunicar sentimentos).

                    •   Capacidade psicomotora: refere-se ao desempenho superior em es-
                       portes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força,
                       resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.

                    A caracterização anterior evidencia que as AH/S compreendem um público
                    heterogêneo. Elevadas habilidades intelectuais não representam a condição
                    única nem necessária para que uma pessoa seja considerada com AH/S,
                    como normalmente se pensa. Alguns sujeitos se destacam em apenas uma
                    área, enquanto outros apresentam multipotencialidades, ou seja, um con-
                    junto de altas habilidades associadas. Guimarães e Ourofino (2007) enten-
                    dem as AH/S como um conceito multidimensional de natureza histórica
                    e sociocultural, envolvendo o desenvolvimento do sujeito nas dimensões
                    cognitivo-afetiva, neuropsicomotora, social, enfim, englobando toda sua
                    personalidade.
                    Renzulli (2018) propõe a classificação de AH/S em dois grupos:

                    •   superdotação acadêmica: referente aos estudantes que têm capacidade
                       de cumprir os conteúdos do currículo regular com ritmo e níveis de
                       compreensão maiores que os dos demais colegas. Considera qualida-
                       des pessoais como: boa memória, raciocínio verbal e/ou numérico;
                       rapidez na aprendizagem; bons resultados nas avaliações; questiona-
                       mentos constantes durante as aulas; expressivo prazer e interesse por
                       leituras e busca pelo conhecimento. Técnicas de modificação e subs-
                       tituição curricular são adotadas para atender a esses estudantes, como
                       discutido mais adiante neste texto;
                    •   superdotação produtivo-criativa: caracterizada pela consideração de
                       resultados e produtos dos estudantes, mediante o incentivo ao desen-
                       volvimento de suas ideias, produtos, expressões artísticas originais e
                       áreas do conhecimento. As situações de aprendizagem que visam a pro-





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