Page 141 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Capacidade de liderança: refere-se à sensibilidade interpessoal, atitude
cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, ao po-
der de persuasão e de influência no grupo, à habilidade de desenvolver
uma interação produtiva com os demais.
• Talento especial para artes: envolve alto desempenho em artes plásti-
cas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas (por exemplo, facilidade
para expressar ideias visualmente; sensibilidade ao ritmo musical; faci-
lidade em usar gestos e expressão facial para comunicar sentimentos).
• Capacidade psicomotora: refere-se ao desempenho superior em es-
portes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força,
resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.
A caracterização anterior evidencia que as AH/S compreendem um público
heterogêneo. Elevadas habilidades intelectuais não representam a condição
única nem necessária para que uma pessoa seja considerada com AH/S,
como normalmente se pensa. Alguns sujeitos se destacam em apenas uma
área, enquanto outros apresentam multipotencialidades, ou seja, um con-
junto de altas habilidades associadas. Guimarães e Ourofino (2007) enten-
dem as AH/S como um conceito multidimensional de natureza histórica
e sociocultural, envolvendo o desenvolvimento do sujeito nas dimensões
cognitivo-afetiva, neuropsicomotora, social, enfim, englobando toda sua
personalidade.
Renzulli (2018) propõe a classificação de AH/S em dois grupos:
• superdotação acadêmica: referente aos estudantes que têm capacidade
de cumprir os conteúdos do currículo regular com ritmo e níveis de
compreensão maiores que os dos demais colegas. Considera qualida-
des pessoais como: boa memória, raciocínio verbal e/ou numérico;
rapidez na aprendizagem; bons resultados nas avaliações; questiona-
mentos constantes durante as aulas; expressivo prazer e interesse por
leituras e busca pelo conhecimento. Técnicas de modificação e subs-
tituição curricular são adotadas para atender a esses estudantes, como
discutido mais adiante neste texto;
• superdotação produtivo-criativa: caracterizada pela consideração de
resultados e produtos dos estudantes, mediante o incentivo ao desen-
volvimento de suas ideias, produtos, expressões artísticas originais e
áreas do conhecimento. As situações de aprendizagem que visam a pro-
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