Page 140 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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das possibilidades cognitivas, além de auxiliarem a criança no processo de
          adequação e convivência no ambiente escolar.
          12.7.11  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com síndrome de Rett

          •   Associação Brasileira da Síndrome de Rett:
              http://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php.
          •   Síndrome de Rett – vídeo: Maria Luíza – portadora de síndrome de
              Rett: https://www.youtube.com/watch?v=XwqPTz0FOtc.

          12.8  Classe inclusiva e estudantes com altas habilidades/
          superdotação (AH/S)
          A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusi-
          va (BRASIL, 2008, p. 15) caracteriza os estudantes com altas habilidades/
          superdotação (AH/S) do seguinte modo:
              Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram poten-
              cial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou com-
              binadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
              Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na
              aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

          Virgolim (2007, p. 28) explicita cada uma das categorias citadas na defini-
          ção anterior e acrescenta, ainda, “pensamento criativo ou produtivo”, como
          exposto a seguir.

          •   Capacidade intelectual geral: envolve rapidez de pensamento, compre-
              ensão e memória elevadas, capacidade de pensamento abstrato, curio-
              sidade intelectual, poder excepcional de observação.
          •   Aptidão acadêmica específica: envolve atenção, concentração, moti-
              vação por disciplinas acadêmicas do seu interesse, capacidade de pro-
              dução acadêmica, alta pontuação em testes acadêmicos e desempenho
              excepcional na escola.

          •   Pensamento criativo ou produtivo: refere-se à originalidade de pensa-
              mento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma dife-
              rente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas
              diferentes.





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