Page 140 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 140
das possibilidades cognitivas, além de auxiliarem a criança no processo de
adequação e convivência no ambiente escolar.
12.7.11 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Rett
• Associação Brasileira da Síndrome de Rett:
http://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php.
• Síndrome de Rett – vídeo: Maria Luíza – portadora de síndrome de
Rett: https://www.youtube.com/watch?v=XwqPTz0FOtc.
12.8 Classe inclusiva e estudantes com altas habilidades/
superdotação (AH/S)
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusi-
va (BRASIL, 2008, p. 15) caracteriza os estudantes com altas habilidades/
superdotação (AH/S) do seguinte modo:
Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram poten-
cial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou com-
binadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na
aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Virgolim (2007, p. 28) explicita cada uma das categorias citadas na defini-
ção anterior e acrescenta, ainda, “pensamento criativo ou produtivo”, como
exposto a seguir.
• Capacidade intelectual geral: envolve rapidez de pensamento, compre-
ensão e memória elevadas, capacidade de pensamento abstrato, curio-
sidade intelectual, poder excepcional de observação.
• Aptidão acadêmica específica: envolve atenção, concentração, moti-
vação por disciplinas acadêmicas do seu interesse, capacidade de pro-
dução acadêmica, alta pontuação em testes acadêmicos e desempenho
excepcional na escola.
• Pensamento criativo ou produtivo: refere-se à originalidade de pensa-
mento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma dife-
rente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas
diferentes.
140 Diretrizes Curriculares Maristas