Page 137 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   repetir instruções e comandos, até perceber que o estudante os com-
                       preendeu com clareza;
                    •   se a criança/adolescente insistir em abordar o mesmo assunto, tentar
                       desviar discretamente a atenção para outro tema;

                    •   utilizar figuras e esquemas para tornar a aula mais atrativa;
                    •   ter paciência e permitir que o estudante conclua seu pensamento. Tal
                       situação evita desencadear excessiva ansiedade;
                    •   não forçar a criança a manter contato visual diretamente.

                    12.7.8  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
                    dantes com síndrome de Asperger
                    •   Associação Portuguesa de Síndrome de Aspeger – APSA:
                       www.apsa.org.pt.
                    •   Filme: Adam. Direção: Max Mayer. Comédia/Romance. Fox Filmes:
                       EUA. 2009. Duração: 99 min.

                    12.7.9 Síndrome de Rett
                    A síndrome de Rett é uma desordem do desenvolvimento neurológico, sen-
                    do uma anomalia localizada no gene MECP2, situado no cromossomo X.
                    Apresenta maior incidência em meninas. Cabe acrescentar que a síndrome
                    corresponde a um transtorno global do desenvolvimento e representa uma
                    das principais causas de deficiência múltipla em meninas. Os sintomas se
                    manifestam principalmente entre o 6º e o 18º mês de vida. O diagnóstico é
                    baseado na avaliação clínica do paciente e deve ser feito por um profissional
                    habilitado, como neurologistas e pediatras.

                    Geralmente, as crianças apresentam comportamento e desenvolvimento
                    semelhantes aos dos pares, até o primeiro ano de vida, quando se inicia
                    a apresentação de sintomas de regressão no desenvolvimento. A criança
                    já não consegue pronunciar palavras anteriormente conhecidas; mostra-se
                    mais introspectiva e desinteressada; deixa de executar alguns movimentos e
                    começa a evidenciar sintomas como ansiedade, irritação, desenvolvimento
                    de movimentos estereotipados com as mãos. A maioria das crianças aco-
                    metidas pela síndrome não chegam a adquirir habilidade verbal. Quando
                    adquirem, essa habilidade se perde com a evolução da síndrome. Outro
                    sintoma característico está relacionado ao comprometimento de funções
                    cognitivas e motoras, normalmente com gravidade.



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