Page 137 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 137
• repetir instruções e comandos, até perceber que o estudante os com-
preendeu com clareza;
• se a criança/adolescente insistir em abordar o mesmo assunto, tentar
desviar discretamente a atenção para outro tema;
• utilizar figuras e esquemas para tornar a aula mais atrativa;
• ter paciência e permitir que o estudante conclua seu pensamento. Tal
situação evita desencadear excessiva ansiedade;
• não forçar a criança a manter contato visual diretamente.
12.7.8 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Asperger
• Associação Portuguesa de Síndrome de Aspeger – APSA:
www.apsa.org.pt.
• Filme: Adam. Direção: Max Mayer. Comédia/Romance. Fox Filmes:
EUA. 2009. Duração: 99 min.
12.7.9 Síndrome de Rett
A síndrome de Rett é uma desordem do desenvolvimento neurológico, sen-
do uma anomalia localizada no gene MECP2, situado no cromossomo X.
Apresenta maior incidência em meninas. Cabe acrescentar que a síndrome
corresponde a um transtorno global do desenvolvimento e representa uma
das principais causas de deficiência múltipla em meninas. Os sintomas se
manifestam principalmente entre o 6º e o 18º mês de vida. O diagnóstico é
baseado na avaliação clínica do paciente e deve ser feito por um profissional
habilitado, como neurologistas e pediatras.
Geralmente, as crianças apresentam comportamento e desenvolvimento
semelhantes aos dos pares, até o primeiro ano de vida, quando se inicia
a apresentação de sintomas de regressão no desenvolvimento. A criança
já não consegue pronunciar palavras anteriormente conhecidas; mostra-se
mais introspectiva e desinteressada; deixa de executar alguns movimentos e
começa a evidenciar sintomas como ansiedade, irritação, desenvolvimento
de movimentos estereotipados com as mãos. A maioria das crianças aco-
metidas pela síndrome não chegam a adquirir habilidade verbal. Quando
adquirem, essa habilidade se perde com a evolução da síndrome. Outro
sintoma característico está relacionado ao comprometimento de funções
cognitivas e motoras, normalmente com gravidade.
137